INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE



Relatório Anual de Atividades 2017


ATA DA ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DO INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS–IBCCRIM

CNPJ: 68.969.302/0001-06

Acesse o relatório completo aqui:
https://www.ibccrim.org.br/docs/2018/IBCCRIM_RelatorioAtividades2017_site.pdf

2017 foi um ano de alegrias e celebrações, mas também de desafios. Com a justiça criminal no centro das discussões de interesse público, o Instituto intensificou o fomento à atividade acadêmica e social comprometida com a efetivação dos direitos humanos e das garantias fundamentais, missão que motivou sua fundação, em outubro de 1992.

Seria impossível repassar, em um curto relatório, detalhes de cada uma das inúmeras atividades desenvolvidas ao longo desse ano. Fizemos o possível para transmitir neste documento o ritmo acelerado do período: promovemos o Laboratório de Iniciação Científica em 20 cidades do país, quatro grupos de estudos temáticos em diferentes
Estados e, realizamos também, em diversas localidades do Brasil, Atos e Debates sobre a iniciativa das “16 Medidas contra o Encarceramento em Massa”, somando-se a intensas atividades em Brasília dos Departamentos de Amicus Curiae, Estudos e Processos Legislativos,Infância e Juventude e Situação Prisional, entre outros.

O engajamento de associadas e associados de todo o país, coordenando a atuação regional do IBCCRIM em sua consolidação e expansão, alcançou uma intensidade inédita, não só de forma descentralizada, mas também em São Paulo, onde aconteceu a inesquecível 23ª edição do Seminário Internacional de Ciências Criminais e foram inaugurados o Congresso Nacional de Ciências Criminais (CPCRIM) e o Simpósio Nacional de Iniciação Científica do IBCCRIM.

Na capital paulista foram realizadas também mais duas edições dos cursos em parceria com a Universidade de Coimbra, além de 2 cursos de curta duração e 7 mesas de estudos e debates, com sucesso de público presente e à distância.

Recebemos em abril a notícia de que a RBCCRIM se tornou a única publicação científica das ciências criminais com conceito CAPES/Qualis A1. Considerando a Revista e nossos outros periódicos científicos, circulam cerca de 5 mil exemplares mensais impressos e nossas publicações são acessadas também por milhares de pessoas nas versões online. Nossa biblioteca tem avançado igualmente no oferecimento de comodidade no acesso remoto ao seu acervo, referência na área em toda a América Latina.

Para 2018, pretendemos não apenas manter, mas também aperfeiçoar e modernizar nossas atividades. Assumiremos, também, novos projetos, aprofundando a atuação nos eixos estratégicos definidos no início da gestão: a democratização do sistema de justiça, a reversão do encarceramento em massa e o enfrentamento à violência e letalidade policial. Iniciamos o ano com grande ânimo para seguir, juntas e juntos, em nosso caminho, superando os obstáculos que se agigantam na trajetória da construção de um sistemade justiça criminal comprometido com a democracia e com a liberdade e a dignidade humana.


CRISTIANO AVILA MARONNA
Presidente
Diretoria-Executiva do IBCCRIM 2017/18

Clique para ler o relatório completo:
https://www.ibccrim.org.br/docs/2018/IBCCRIM_RelatorioAtividades2017_site.pdf



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040