INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Apresentação



O objetivo do Núcleo, criado em 2015, é sistematizar as informações e identificar oportunidades de incidência nos eixos estratégicos do Instituto, potencializando a transversalidade na atuação entre os diferentes departamentos envolvidos e a participação do IBCCRIM nos mais diversos espaços de discussão de políticas públicas.

Além disso, o Núcleo também promove a articulação externa do IBCCRIM e é responsável por gerir a nova política de Convênios do Instituto, fomentando parcerias com atores sociais envolvidos nas pautas de relevância na atualidade, como instituições e movimentos sociais, para que consigam incidir, juntos, na área de Ciências Criminais.

Outra importante função do Núcleo é acompanhar as atividades realizadas pelo Instituto junto a Conselhos participativos ou órgãos institucionais nos quais tenha assento, como é o caso do Conselho Municipal de Política de Drogas de São Paulo (COMUDA), o Comitê Nacional de Combate e Prevenção à Tortura (CNCPT) e o Conselho da Comunidade da Comarca de SP.

Uma interface importante, ainda, feita pelo Instituto diz respeito à articulação nacional e internacional relativa à urgente renovação das políticas de drogas. O IBCCRIM tem atuado como gestor da Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD), que reúne 44 organizações de diferentes estados e aborda o tema das drogas em diversas frentes multidisciplinares, dialogando, para além das Ciências Jurídicas e Sociais, com as áreas de Saúde, Assistência Social, entre outras.

Departamentos que funcionam com suporte deste núcleo

Estudos e Projetos Legislativos; Amicus Curiae; Infância e Juventude; Justiça e Segurança Pública; Política Nacional de Drogas; Sistema Prisional; Convênios.






IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040