INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Apresentação

Desde 2017 o IBCCRIM seleciona as monografias que publica por dois meios: o Concurso de Monografias em Ciências Criminais, que acontece anualmente há 21 anos e que premia os trabalhos a serem publicados no semestre seguinte; e um fluxo contínuo de submissão de trabalhos que serão publicados na sequência das monografias premiadas no concurso.

Em 2018 o IBCCRIM introduzirá novas mudanças em sua política de publicação, com o objetivo de aprimorar o processo de seleção de trabalhos, qualificar seu catálogo de publicações e incentivar a produção em Ciências Criminais.

A primeira mudança principal será no Concurso anual. Em 2018 serão aceitos apenas trabalhos de conclusão de mestrado (dissertações) e de doutorado (teses), o que representa um incentivo à produção cientítica em nível de pós-graduação e responde a uma tendência do perfil dos trabalhos inscritos no último concurso. Serão premiadas três monografias, sendo que a primeira classificada será publicada em formato impresso e digital, e as demais em formato digital, com lançamentos ao longo do segundo semestre de 2018. Essa e outras mudanças pontuais podem ser consultadas no edital do 22º Concurso de Monografias em Ciências Criminais, que será publicado ainda em janeiro de 2018.

A segunda mudança significativa será feita na seleção posterior ao concurso. Ao invés de um fluxo contínuo de submissão, haverá uma chamada temática de trabalhos, com prazos e regras específicas. As monografias a serem selecionadas nessa chamada não precisam ser necessariamente trabalhos de mestrado e doutorado, mas assim como no concurso, permanece vedada a inscrição de trabalhos de conclusão de graduação, e deverão versar sobre um dos três temas escolhidos como prioritários para a ação do Instituto pela atual gestão: combate ao encarceramento em massa, violência policial e democratização do sistema de justiça. Serão selecionadas três monografias, sendo uma delas para publicação em formato impresso e digital e as demais em formato digital, com lançamentos ao longo do primeiro semestre de 2019. O edital contendo as regras específicas dessa chamada temática será publicado em abril de 2018.

Em ambos os processos de seleção de trabalhos para publicação, as monografias são submetidas a um processo de avaliação pelo sistema double blind review, por pareceristas independentes.



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040