INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Biblioteca


Biblioteca do IBCCRIM

Horário de atendimento:
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h às 18h45.

É impossível dissociar o IBCCRIM de sua Biblioteca. Fundado em 1992, o Instituto começou a construir naquele mesmo ano seu acervo em ciências criminais – hoje o maior da América Latina, com mais de 77 mil itens cadastrados. 

A Biblioteca conta com obras em vários formatos, desde documentos históricos, como uma das primeiras edições de “Dos Delitos e das Penas”, de Cesare Beccaria, até periódicos científicos nacionais e internacionais atualizados. É uma bibliografia vasta, composta por documentos doutrinários de direito penal e processual penal, política criminal, criminologia, sociologia criminal, direitos humanos, entre outros campos relacionados ao sistema de justiça criminal.

A Biblioteca proporciona a associadas e associados referências bibliográficas e oferece ampla assistência a pesquisadoras e pesquisadores das diversas áreas das Ciências Humanas, além de estudantes e jornalistas.

O espaço conta ainda com uma sala de leitura independente, com acesso à internet e estruturada para receber o computador pessoal da associada ou associado, facilitando a realização de pesquisas acadêmicas, como monografias, dissertações e teses.

saiba mais


Fale com a Biblioteca

enviar e-mail
(11) 3111-1040 ramal 150



Regulamento

O uso da Biblioteca é exclusivo para os associados. Deve ser mantido silêncio no recinto, preservando-se as condições necessárias para a pesquisa e o estudo. Não é permitido comer, beber, fumar, bem como utilizar celular dentro da Biblioteca.

saiba mais


Novas aquisições


   

Ver todos

Acesso online

  • Atualmente, a consulta à lista completa de títulos pode ser feita presencialmente ou à distância, por meio do sistema digital da biblioteca (clique aqui e acesse)

    Saiba como consultar o acervo à distância

    É possível visualizar online partes de livros e o conteúdo integral do acervo de periódicos. Com a consulta feita, é possível acessar a biblioteca pessoalmente, em São Paulo.

    Como a biblioteca não é circulante, é possível realizar cópias impressas de trechos de algumas obras durante a permanência no Instituto ou, ainda, solicitar as cópias desejadas e recebê-las por correspondência postal.

Midiateca

  • Também ficam disponíveis na Biblioteca as gravações de eventos e cursos realizados pelo IBCCRIM, como as palestras das diferentes edições do Seminário Internacional. A maior parte das gravações já está acessível diretamente pela internet, integrada com a TV IBCCrim, no site do Instituto.

Sugestão de títulos

  • As associadas e os associados do IBCCRIM podem sugerir novos títulos para o acervo. Para usar a ferramenta, é necessário acessar o sistema online da Biblioteca e fazer login. Na aba "Serviços", clique em "Sugestões". No canto direito inferior da página, localize a opção "Nova sugestão" e insira os dados da obra na nova tela que se abrirá. Se preferir, acesse o tutorial.

Intercâmbios

  • A Biblioteca do IBCCRIM faz intercâmbio de material bibliográfico com instituições congêneres (nacionais e internacionais). Além da colaboração técnica e científica com entidades nacionais e internacionais, o IBCCRIM estabelece intercâmbios de publicações, que são incorporadas ao acervo da Biblioteca e disponibilizadas a todos os associados.

veja mais




Conheça a Biblioteca





IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040