INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Atualização do VBC



Presidente:
Renato Watanabe de Morais

Membros:
Alberto Silva Franco
Maria Cláudia Girotto do Couto
Suzane Cristina da Silva


Comissão de Atualização do Vocabulário Básico Controlado

O Vocabulário Básico Controlado (VBC) do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais consiste em um trabalho de indexação de termos relacionados ao Direito Penal e correlatos a esse grande tema. Sua organização permite à biblioteca do IBCCRIM uma organização de títulos, artigos e periódicos a fim de proporcionar uma busca mais precisa de temáticas por meio de palavras-chaves.

Uma vez que as Ciências Criminais constituem um corpo vivo, que se reinventa e se transforma a todo momento, houve a necessidade de criação da Comissão para Atualização do Vocabulário Básico Controlado, grupo que tem por missão incluir novos termos de busca no VBC assim que esses são fomentados no campo jurídico e social, além de trabalhar para a manutenção de sua esquematização lógica. A Comissão é organizada por meio de reuniões mensais de seus membros, nas quais se discutem as atualidades do universo jurídico-penal e se conjecturam formas eficientes de incluir novos termos que permitam ao usuário a localização das mais variadas temáticas no VBC.

Além da alimentação dos termos para o sistema de busca da biblioteca, a comissão também tem como competência a colaboração com escolha de palavras-chave para o apoio do caderno de jurisprudência do Boletim do IBCCRIM.




IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040