Arthur Guerra de Andrade
Maria Angélica Comis
Dartiu Xavier da Silveira
Mediador: Maurides de Melo Ribeiro
Mesas de Estudos e Debates
268 visualizações | Publicado: há mais de um ano atrás
03/07/2017
2 horas e 47 minutos
No dia 26 de junho, a Organização Mundial da Saúde promove uma campanha global chamada "Support, don't punish" (traduzida em português como "acolha, não puna") para sensibilizar o olhar da população sobre pessoas que fazem uso problemático de drogas. A iniciativa existe desde 2001.
Para pautar esse tema em São Paulo, onde uma operação policial na região conhecida como Cracolândia, no último dia 21 de maio, desencadeou a abordagem do tema em manchetes de jornais e o debate em diversos espaços, o IBCCRIM e Plataforma Brasileira de Política de Drogas promovem um encontro entre especialistas da área da saúde para debater as múltiplas formas de tratamento nesses casos.
A discussão sobre a eficácia de internações para o uso problemático de drogas não é nova e está longe de chegar a um consenso. De um lado, Prefeitura e Estado de São Paulo anunciam a política de internação contra a vontade de usuários de droga, afirmando que falta aos dependentes “capacidade de decidir”. De outro, especialistas e movimentos sociais manifestam-se contra as internações forçadas, defendendo uma abordagem focada na autonomia de cada indivíduo.
Nesta mesa de estudos e debates, pretende-se discutir esses diversos aspectos para aprofundar a compreensão sobre a política de drogas no Brasil.
IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040