INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE


Boletim - 22 - Outubro / 1994


Editorial

2 anos de Instituto

Luiz Flávio Gomes

É bem provável que as palavras "foi um sucesso" tenham sidos mais pronunciadas logo que encerrado o SV Congresso Internacional de Direito Penal (da AIDP), realizado no Rio de Janeiro, em setembro último. Foi um sucesso mesmo, não só o congresso – muito bem coordenado por João Marcello de Araújo Júnior, a quem sempre devemos render nossas homenagens – senão, sobretudo, a presença marcante do IBCCRIM.

Nos idos de 92, quando o fundamos, imaginávamos alcançar a cifra de duzentos associados no primeiro ano, cerca de quinhentos no segundo etc. Neste fim de gestão da primeira Diretoria (a partir da Assembléia do próximo dia 18 de outubro outras pessoas assumirão os seus destinos) já somos mais de mil e cem associados. Isso significa sucesso absoluto¡ Não pelo número em si, senão pela credibilidade que o Instituto ganhou no meio jurídico.

Muito está por ser feito, evidentemente. Mas é inegável que um grande passo já foi dado. Afinal, a Revista Brasileira de Ciências Criminais, dirigida pelo Des. Alberto Silva Franco, já alcançou o número 7, que saiu, como sabemos, dentro do respectivo trimestre; nosso extraordinário Boletim IBCCRIM, coordenado por Antonio Carlos Franco, está chegando ao número 20; o sétimo curso mensal, sob a orientação geral do Antonio Carlos Malheiros, esta na iminência de ser realizado. No âmbito das Ciências Criminais, é bem provável que tantas realizações, em tão pouco tempo, nunca se viu no Brasil.

Nada do que foi feito, no entanto, pode ser atribuído a umas poucas pessoas. Pelo contrário, o IBCCRIM hoje já se tornou uma realidade nacional o internacional porque muitos deram sua inestimável contribuição. Dentre todos (para não se cometer injustiças omite-se o rol), não podemos deixar de registrar o incondicional e fundamental apoio que recebemos da Editora Revista dos Tribunais e da Apamagis: ao Carlos Henrique de Carvalho Filho e ao Sérgio Rezende o IBCCRIM expressa sua profunda gratidão.

Nestes dois primeiros anos tivemos momentos gloriosos, mas é quase certo que nenhum superou o que aconteceu no Congresso do Rio, um verdadeiro divisor de águas na vida do Instituto. Não é um despropósito falar em antes e depois do Rio. O IBCCRIM foi amplamente divulgado, a RBCCrim foi difundida e o nosso Boletim passou a ser admirado por gente de todo Brasil e de outros países. Em suma,. "foi um sucesso". Nossa esperança é a de que eternamente seja assim¡

Luiz Flávio Gomes



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040