INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Curso de Pesquisa Social da Justiça Criminal – São Paulo / SP

Publicado em 05/06/2007

Abertas as inscrições para o curso de Pesquisa Social da Justiça Criminal, um programa destinado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em direcionar sua carreira para a pesquisa sócio-jurídica da administração da justiça criminal no Brasil. O curso discutirá as principais linhas de pesquisa sobre as instituições da Justiça Criminal Brasileira, das duas últimas décadas, abordando as influências teóricas internacionais, as metodologias de pesquisa e os resultados.

Realização: IBCCRIM
Data: do dia 06 de agosto ao dia 10 de dezembro, todas as segundas-feiras.
Local: auditório do IBCCRIM - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º andar - São Paulo/SP.
Horário: das 16h00 às 18h00.

Inscrições: até o dia 23 de julho de 2007. Clique aqui para ser redirecionado para a ficha de inscrição.
Informações: pelo telefone (11) 3105-4607 Ramais 127 ou 140, pelos e-mails nucleo@ibccrim.org.br, curso@ibccrim.org.br ou pelo site www.ibccrim.org.br

IMPORTANTE: O curso é gratuito para sócios do IBCCRIM.
Vagas Limitadas. Informe-se como participar.

Conteúdo Programático dos Módulos:

Módulo Teórico: História do Pensamento Jurídico Penal no Brasil, A Criminologia no Brasil, Sistema Penitenciário, Problemas na prática policial, Informalização da Justiça e Projetos de Reforma Institucional, Jovens em Conflito com a Lei, Relações de gênero, raça e justiça criminal, Composição e Atuação dos Operadores Jurídicos.

Módulo Metodológico: Pesquisa Etnográfica, Metodologia qualitativas: observação e entrevistas, análise de documentos e processos judiciais: inferência e apresentação de dados, Uso e crítica de estatísticas oficiais.

Módulo Prático: Seminário de projetos.

REGULAMENTO DO CURSO DE PESQUISA SOCIAL DA JUSTIÇA CRIMINAL

1. PROGRAMA

1.1. O Curso de Pesquisa Social da Justiça Criminal terá vagas limitadas.

Dividido em três módulos – teórico (I), metodológico(II) e prático(III) -, o curso discutirá as principais linhas de pesquisa sobre as instituições da Justiça Criminal brasileira nas duas últimas décadas, debatendo influências teóricas internacionais, metodologias de pesquisa e seus resultados.

No módulo teórico serão apresentados os principais autores e as linhas de investigação, através de uma exposição inicial de artigos e livros previamente indicados.

No módulo metodológico serão abordados os métodos e as técnicas de pesquisa utilizados, propiciando o conhecimento da diversidade existentes desse campo em pesquisas que utilizaram metodologias quantitativas, qualitativas, dados estatísticos, coletas em processos e etnografias.

O módulo prático será destinado à elaboração de projetos de pesquisa pelos participantes, alunos e palestrantes.

1.1.1. O curso será ministrado apenas para associados do IBCCRIM.

1.2. As aulas serão semanais, sempre às segundas-feiras, das 16h às 18h, no período de 06 de agosto a 10 de dezembro de 2007.

1.3. Os livros e textos básicos do programa estarão à disposição dos alunos na Biblioteca do IBCCRIM.


2. INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

2.1. A inscrição poderá ser feita no site www.ibccrim.org.br, ou pessoalmente na sede do IBCCRIM, até o dia 23 de julho de 2007.

2.2. A avaliação e a seleção dos alunos ficarão a exclusivo critério da Comissão designada pelo Núcleo de Pesquisas do IBCCRIM.

2.3. O processo seletivo será baseado no questionário respondido no ato da inscrição, sendo considerado como critério fundamental de avaliação o interesse e a disponibilidade do candidato para a pesquisa.

2.4. A lista com os nomes dos aprovados para o Curso estará disponível no site www.ibccrim.org.br do IBCCRIM, no dia 30 de julho de 2007.


3. OBRIGAÇÕES DO ALUNO

3.1. São obrigações dos participantes do Curso:

a) somente será conferido certificado de aprovação, no qual constará a carga horária, para os alunos que tiverem 75% de presença às aulas;

b) só será cobrada a presença dos alunos nos módulos teóricos e metodológico (I e II) o módulo prático (III) dependerá do projeto individual, cuja elaboração não será obrigatória.

3.2. O aluno, que desejar se desligar do curso, deverá pedir por escrito, entregue pessoalmente na sede do IBCCRIM.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040