INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Coordenação do IBCCRIM no RS promove seminário sobre raça, interseccionalidade e violência

Publicado em 21/10/2019

Evento é uma parceria do Instituto com OAB-RS, !TEC, Canal Ciências Criminais e AJD

A Coordenação Estadual do IBCCRIM no Rio Grande do Sul promove no dia 19 de novembro, das 10h às 22h, o Seminário "Raça, Interseccionalidade e violência", que acontece no Auditório da OAB/RS – Rua Washington Luiz, 1110 – 2º andar, em Porto Alegre, e com transmissão ao vivo EAD. As inscrições vão até o dia 19 de novembro e podem ser feitas em http://portaldoaluno.oabrs.org.br/

Além de debates, o Seminário também terá um GT acadêmico com apresentação de trabalhos sobre o tema do evento.

Acesse o edital completo aqui: http://ibccrim.org.br/docs/2019/edital_gt_seletiva.pdf

Inscreva-se para o GT aqui: https://forms.gle/a6v9VKU2XN3sVcNcA

O evento é uma parceria da Coordenação Estadual do IBCCRIM no Rio Grande do Sul com !TEC (Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais), Canal Ciências Criminais e Associação Juízes para a Democracia (AJD).


Conheça a programação completa:


Solenidade de Abertura – 10:00

Mesa de Debates - RACISMO "RECREATIVO" E CRIMES DE ÓDIO – 10:30

Diógenes Queiroz: Advogado. Membro e Coordenador do GT da Campanha Cartão Vermelho para o Racismo, ambos da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS.

Márcio Chagas da Silva: Ex-Árbitro de Futebol. Comentarista esportivo.

Marçal Carvalho: Advogado. Mestre em Ciências Criminais. Professor de Direito Penal e Criminologia da Faculdade Estácio de Sá.



MESA DE DEBATES - RACIAILIDADE EM POLÍTICAS PÚBLICAS - 13:30

Reginete Bispo: Senadora Suplente. Pós-Graduada em Direitos Humanos – UFRGS e Escola Superior do Ministério Público Federal. Consulesa Honorária do Senegal no Rio Grande do Sul. Coordenadora da Akanni – Instituto de Pesquisa e Assessoria em Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnias.

Jorge Terra: Procurador do Estado. Mestre em Direito pela UFRGS, Doutorando em Direito pela PUC/RS. Presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/RS.

Líbia Suzana da Silva: Procuradora Municipal de Porto Alegre. Graduada em Direito pela PUCRS. Licenciada em Letras pela PUCRS e Pedagogia pela UFRGS. Especialista em Direito do Estado pela UFRGS. Mestranda em Direitos Humanos pela UNIRITTER.



MESA DE DEBATES - INTERSECCIONALIDADE E RACISMO ESTRUTURAL – 15:30

Paulo Gonçalves: Mestre em Estudos de Literatura UFRGS. Doutorando em Estudos de Literatura UFRGS. Pesquisador de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e de textos fundacionais do Nacionalismo na linha de Pós-colonialismo e Identidades. Professor de Redação Instrumental e de Comunicação Contemporânea das Faculdades Estácio.

Adriano Viaro: Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo. Palestrante e pesquisador de história afro-brasileira.

Onir de Araújo: Advogado. Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Formado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da Frente Quilombola - RS e da Organização Pela Libertação do Povo Negro - RS.

Karla Meura: Conselheira Seccional e Presidente da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS. Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal.



MESA DE DEBATES - SISTEMA PRISIONAL E ENCARCERAMENTO EM MASSA – 16:30

Ana Luiza Teixeira Nazário: Secretária-Geral da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB/RS. Especialista em Ciências Penais (PUCRS). Mestranda em Direitos Fundamentais e Justiça (UFBA). Membro do Núcleo de Estudos sobre Sanção Penal (UFBA/CNPq).

Renato Dorneles: Jornalista. Documentarista. Roteirista. Autor e produtor.

Dagoberto Costa: Major da Brigada Militar. Ex-Diretor do Presídio Central de Porto Alegre. Instrutor de cursos da Brigada Militar na disciplina de sociologia da violência e da criminalidade. Instrutor da Força Nacional de Segurança Pública na disciplina de Antropologia.

Diogo Rosa Souza: Advogado. Especialista em Direito Penal e Processual Penal. Membro da Comissão Especial da Igualdade Racial – OAB/RS.

Maria José Diniz: Agente Penitenciária Aposentada. Coordenou a Primeira Delegacia Penitenciária da Mulher do RS e do País. Coordenou a Assessoria de Direitos Humanos da SUSEPE. Administrou a Penitenciária Feminina Madre Pelletier. Foi Diretora da Casa Albergue Feminina de Porto Alegre.


MESA DE DEBATES - DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA RACIAL? – 19h

Diosmar Santana Filho: Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Professor e coordenador acadêmico do Curso de Especialização Lato Sensu em Direitos Humanos e Contemporaneidade da Faculdade de Direito/UFBA. Pesquisador do GPHEDDH - UFBA.

Eliane Marques: Auditora Pública Externa do Tribunal de Contas do Estado. Graduações em Pedagogia e Direito. Especialista em Constituição, Política e Economia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito Público pela UNISINOS.


MESA DE DEBATES - RACISMO INSTITUCIONAL E SISTEMA DE JUSTIÇA CRIMINAL – 20h

Karen Luise: Juíza de Direito. Membro da Associação de Juízes para a Democracia. Pós-Graduada em Processo Civil.

Ângelo Roberto Ilha: Procurador Regional da República na 4ª Região. Doutor pela Faculdade de Direito da USP. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e do Departamento de Ciências Penais da Faculdade de Direito da UFRGS.

Letícia Lemos da Silva: Advogada. Especializada em Relações Raciais. Advogada da Ile Mulher. Coordenadora da Casa Abrigo Lira Espíndola.

Gizane Mendina Rodrigues: Defensora Pública Estadual. Graduada em Direito pela UFRGS. Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/RS.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040