INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Conheça os trabalhos vencedores do 23º Concurso de Monografias

Publicado em 11/07/2019

Premiação anual acontece durante a programação do Seminário Internacional de Ciências Criminais

O Departamento de Monografias do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) divulgou na última quarta-feira, dia 10, o resultado do 23º Concurso de Monografias em Ciências Criminais, organizado pelo Instituto desde 1997.

O Concurso anual seleciona monografias inéditas, resultantes de dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas em programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil ou no exterior. Não é necessário ser associado ou associada ao IBCCRIM para participar. A premiação será realizada no dia 28 de agosto, na ocasião do tradicional Seminário Internacional do IBCCRIM. 

Na edição deste ano foram enviados 40 trabalhos, dos quais 31 cumpriram os requisitos previstos no edital. No final, 13 passaram para a terceira fase do Concurso e três foram selecionados como vencedores:

1º lugar 
Victor Siqueira Serra 
Dissertação: “Pessoa afeita ao Crime”: Criminalização de travestis e os discursos do Tribunal de Justiça de São Paulo. 

2º lugar 
Natália Cristina C. Martino 
Dissertação: “Se você não tiver família, fica esquecida aqui dentro”: Cruzamentos entre as redes familiares e as redes prisionais das mulheres encarceradas. 

3º lugar
Samuel Silva da Fonseca Borges 
Dissertação: “Imagens da ideologia punitiva – uma análise de discurso crítico do Movimento Brasil Livre”

O primeiro colocado recebe premiação em dinheiro de R$ 5 mil reais mais a monografia impressa, que será lançada no Seminário. A segunda e o terceiro colocados recebem, respectivamente, premiações de R$ 2 mil e mil reais, além da publicação das monografias em formato digital, com o selo do IBCCRIM e disponibilizadas para todos associados do Instituto, bem como em nossa biblioteca digital.

Os vencedores receberão a participação 100% gratuita no Seminário Internacional de Ciências Criminais, além de uma placa comemorativa da premiação; 12 exemplares da Revista Brasileira de Ciências Criminais, publicação do IBCCRIM com conceito capes/qualis A1; 10 exemplares de monografias já editadas pelo IBCCRIM; e um ano de gratuidade na contribuição associativa ao IBCCRIM. 


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040