INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Inscrições abertas para o Seminário Internacional “Resistência das familiares: do sofrimento à luta pelo fim das prisões”

Publicado em 02/07/2019

Evento gratuito será realizado pela Amparar entre os dias 4 e 5 de julho, na Faculdade de Direito da USP

A Associação de Familiares e Amigos de Presos e Presas (Amparar) realiza entre os dias 4 e 5 de julho o seu 1º Seminário Internacional. Com o tema, “Resistência das familiares: do sofrimento à luta pelo fim das prisões,” o evento será realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Clique aqui para fazer inscrições: :https://forms.gle/UPmEiPNnrT4HTQxj9

Com o apoio de IBCCRIM, Conectas, Frente Estadual pelo Desencarceramento-SP, Fundo Brasil de Direitos Humanos, IBCCRIM, ITTC, NESC, Pastoral Carcerária Nacional, Kilombagem e SAJU Cárcere, o evento receberá representantes de organizações de familiares de pessoas presas de Argentina, Brasil e Estados Unidos.

A proposta é partilhar experiências organizativas e o acúmulo prático e teórico que construíram ao longo de anos no sistema prisional, aproveitando a colaboração de parceiros do campo jurídico e dos direitos humanos. 

Para além do tecnicismo acadêmico, o 1º Seminário Internacional da Amparar colocará em evidência como as familiares, com luto e sofrimento, mas também com solidariedade e resiliência, forjaram suas armas políticas para enfrentar a realidade do sistema prisional. 

Temas como “as políticas penais de extermínio”, “guerra às drogas”, “mercantilização da pena” e a propagandeada política de “tolerância zero” serão objeto de análise durante os dois dias de atividade.

“Dos centros do capitalismo global partem as diretrizes mais sofisticadas dessa política, mas é a periferia desse sistema que fornece o insumo humano que mantém acesas as caldeiras da indústria do encarceramento em massa. Basta olhar com atenção e veremos que as populações que enchem as prisões do Norte são as mesmas que abarrotam os calabouços do Sul: descendentes dos povos da diáspora africana e das populações nativas do continente, aos quais se juntam massas crescentes de excluídos de uma sociedade de mercado instável e darwinista. Gueto, favela, quebrada, cadeia e rua cada vez mais tornam-se, em qualquer idioma, termos intercambiáveis que designam os mesmos territórios onde esses sujeitos vivem expostos à morte”, afirma o texto de divulgação da atividade.

Serviço: 
Resistência das familiares: do sofrimento à luta pelo fim das prisões
Quando: 4 e 5 de julho
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Inscrições e Programação:
https://www.facebook.com/events/398435847426849/


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040