INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Vire a Chave #1 – Genocídio da população negra

Publicado em 24/06/2019

Confira a edição piloto do Vire a Chave - o novo projeto de podcast do IBCCRIM. Na primeira edição, o programa discute o genocídio da população negra — um dos eixos estratégico da atual gestão do Instituto.


O Brasil registrou 65,6 mil assassinatos somente em 2017. 75% das vítimas eram negras. Em 2018, policiais foram responsáveis pela morte de mais de 6 mil pessoas – uma média de 17 mortos por dia. A maioria também era negra. No sistema prisional brasileiro também há mais negros privados de liberdade do que brancos: 64% da terceira maior população carcerária do mundo é composta por pessoas negras. O episódio piloto do Vire a Chave, o podcast do IBCCRIM, debate o cenário por trás desses números. Seletividade da justiça criminal, racismo estrutural e institucional e formas indiretas de extermínio da população e da cultura negras são os temas deste episódio. 

Convidados:

Akins Kintê: Poeta, autor e diretor. Escreveu Muzimba – Na Humildade Sem Maldade e dirigiu os curtas-metragens “Vaguei nos livros e me sujei com a m...toda e do documentário” e “Várzea: a bola rolada na beira do coração”. 

Juarez Xavier: Doutor em Ciências pelo Prolam - Programa de Integração da América Latina da USP. Professor de Jornalismo e coordenador do Núcleo Negro da Unesp.

Lorraine Carvalho: advogada, mestranda em Direitos Humanos pela USP e supervisora do Núcleo de Atuação Política do IBCCRIM

Participação por WhatsApp: 
Pedro Borges: jornalista e editor do site Alma Preta

Apresentação: Gabriel Queiroz
Direção: Douglas Calixto
Roteiro e reportagem: Harumi Visconti
Edição: Rodrigo Pastore

Trilha sonora:
A Carne – Elza Soares: https://www.youtube.com/watch?v=yktrUMoc1Xw
Diga não – Bia Ferreira: https://www.youtube.com/watch?v=Q--8PksdwC8
MV Bill - Falcão: https://youtu.be/nbaarojQ-TU


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040