INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Nota de pesar: falecimento do prof. Alvino Augusto de Sá

Publicado em 19/06/2019

Com pesar, o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) comunica o falecimento do prof. Augusto Alvino de Sá, membro do atual Conselho Consultivo do Instituto e professor do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia, da Faculdade de Direito da USP. Alvino teve complicações de uma cirurgia de emergência e faleceu na madrugada desta quarta-feira (19).

Desde a fundação, o IBCCRIM sempre procurou fomentar o diálogo entre diversos campos do conhecimento, relacionados às Ciências Criminais. É nesse sentido que aprendemos muito com o professor Alvino, que construiu a formação acadêmica na área da Psicologia, tornando-se um dos grandes nomes da Criminologia Clínica do país. 

Em sua trajetória, marcada pela interdisciplinaridade, Alvino também fundou o Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade, o GDUCC, e compôs o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e o Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo por muitos anos.

Pelo IBCCRIM, Alvino esteve à frente do Laboratório de Ciências Criminais, fazia parte do Conselho Editorial da RBCCRIM e participou inúmeras vezes dos Seminários Internacionais promovidos pelo Instituto, publicando ainda dezenas de artigos em nossos periódicos.

“O legado do nosso querido mestre e Conselheiro Alvino Augusto de Sá permanecerá em cada pessoa que teve o privilégio de com ele conviver e aprender, não apenas sobre criminologia, mas sobre amizade, dignidade, lealdade e humanidade”, afirma Eleonora Nacif, presidenta do IBCCRIM.

Assim, o IBCCRIM agradece a contribuição do professor Alvino Augusto de Sá, que continuará a inspirar o Instituto no fortalecimento das Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos. Sempre com um sorriso no rosto e uma seriedade ímpar, prof. Alvino deixa um rico legado acadêmico e, sobretudo, um legado humanista. 

O velório acontece hoje, dia 19 de junho, na sala 4 do Cemitério Gethsêmani, em São Paulo. O sepultamento está previsto para 16h/17h.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040