INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Conheça os trabalhos aprovados no III CPCRIM

Publicado em 12/06/2019

Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais acontece entre os dias 28 e 30 de agosto em São Paulo

Foi divulgada no dia 11 de junho a lista dos trabalhos aprovados para o III Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais (CPCRIM), que acontece entre os dias 28 e 30 de agosto no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, durante o 25º Seminário Internacional do de Ciências Criminais, organizado pelo IBCCRIM. 

Clique aqui para acessar a lista das/os contempladas/os pelo processo seletivo: 
https://www.ibccrim.org.br/docs/2019/cpcrim_trabalhos_aprovados.pdf

Foram selecionados 56 trabalhos dos mais de 120 inscritos, divididos nos seis eixos temáticos do CPCRIM deste ano: Dogmática Jurídico-Penal: Teorias Contemporâneas; Direito Penal Econômico; Processo Penal: Defesa das Garantias e Liberdades Democráticas; Enfrentamento ao Genocídio da Juventude Negra; Direitos Humanos: Diálogos Transversais; Criminologia: Democratização do Sistema de Justiça.

Autores(as) e coautores(as) das propostas selecionadas para exposição oral deverão submeter ainda dois arquivos: o resumo expandido (até 19 de julho) e o artigo científico completo (até 30 de setembro). 

Confira o cronograma completo atualizado: 

Envio de Carta Aceite: a partir de 14 de junho de 2019 

Envio do Resumo Expandido: até 19 de julho de 2019 

Inscrição no III CPCRIM: de 24 de junho até 21 de agosto de 2019 

III CPCRIM: de 28 a 30 de agosto de 2019 (durante 25º Seminário Internacional)

Envio do artigo completo: Até 30 de setembro de 2019 

Publicação dos Anais: 16 de dezembro de 2019

25º Seminário Internacional do IBCCRIM

A 25ª edição do Seminário Internacional de Ciências Criminais acontece entre os dias 27 e 30 de agosto no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo e as inscrições já estão abertas no site http://www.ibccrim.org.br/seminario25

Sob o tema “Ciências criminais como resistência dos valores democráticos”, o Seminário Internacional de 2019 terá painéis sobre colaboração premiada, acordos penais, lavagem de dinheiro e corrupção, além de temas atuais como pornografia de vingança, fake news, criminologia queer e criptomoedas. O evento também trará discussões sobre criminalização da advocacia criminal, medidas de segurança e reforma prisional, o aumento do recrudescimento penal na América Latina, além de análises sobre racialidades, encarceramento em massa e prisão preventiva. 

Entre os palestrantes internacionais, estão confirmados Urs Kindhäuser, da Alemanha, Kabengele Munanga, do Congo, Natalie Byfield, dos Estados Unidos, Pat Carlen, da Inglaterra, além dos argentinos Máximo Emiliano Sosso, Máximo Langer e Omar Palermo e os portugueses Anabela Miranda Rodrigues e Paulo de Sousa Mendes. 

Entre os nomes nacionais, haverá painéis com Carlos Eduardo Adriano Japiassú, Ela Wiecko, Gustavo Badaró, Juarez Tavares, Leandro Ayres França, Leonardo Isaac Yarochewsky, Marcelo Semer, Mariângela Gama de Magalhães Gomes, Renato de Mello Jorge da Silveira e Vilma Reis. O encerramento do Seminário terá um debate sobre sistema de justiça e democracia com Andréa Abritta e Lenio Streck. 


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040