INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

IBCCRIM | Ocupando espaços: enfrentamento ao genocídio da população negra

Publicado em 04/06/2019

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1992 em resposta ao massacre do Carandiru e tem se posicionado, especialmente nas últimas gestões, contra o racismo anti-negro no Brasil. Em decorrência do reconhecimento institucional do racismo enquanto estrutura, marginalizando pessoas negras em todas as relações sociais, econômicas e políticas, a gestão 2019/2020 estabeleceu como eixo prioritário de atuação o enfrentamento ao genocídio da população negra.

Por essa perspectiva, o núcleo de atuação política traça estratégias para envolver o IBCCRIM em pautas que se relacionam com o eixo e que dialogam com a expertise do Instituto, especificamente produções em ciências criminais e direitos humanos. Um dos veículos que colocam em prática incidências políticas e dialogam com a transversalidade do racismo é o Departamento de Justiça e Segurança Pública.

Há duas gestões, o departamento é coordenado pela Dina Alves: “Minha atuação como Coordenadora do Departamento de Justiça e Segurança Pública do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) tem me permitido atuar nestas múltiplas dimensões (acadêmicas e ativistas) construindo redes e identificando atores-chave nos debates sobre feminismo negro e ciências criminais.”

Entre diversas atuações, destaca-se a representação da Dina nos Encontros Nacionais da Agenda Nacional pelo Desencarceramento construindo coletivamente propostas cujo objetivo é, em primeiro plano, a redução da população carcerária nacional; contribuições em pareceres técnicos e críticos como Projeto de Lei 580/2015; a realização do I Novembro Negro do IBCCRIM com tema voltado para discussões de segurança pública e mulher negra, abarcando racialidades com reflexões do ponto de vista das ciências criminais, envolvendo, inclusive, o espetáculo “Rés” da Corpórea Companhia de Corpos baseado na dissertação de mestrado da Dina “Rés negras, judiciário brancos: Uma análise da interseccionalidade de gênero, raça e classe na produção da punição em uma prisão paulistana”, publicada em 2015.

Dina multiplica vozes e (sobre)vivências em suas narrativas, militâncias, pesquisas, atuações, manifestações artísticas e escrevivências carrega críticas e coerências que devem ser exaltadas e respeitadas. O contexto político atual está construindo narrativas que materializam a aceitação das mortes de pessoas negras e cada vez menos o grito “vidas negras importam” ecoa e impacta. Devemos respeitar e fortalecer mulheres negras que enfrentam e r-existem.

O IBCCRIM, portanto, vem a público reiterar a importância da presença de Dina Alves, mulher negra, defensora de direitos humanos, militante, pesquisadora, advogada e atriz, na gestão do Instituto. O ser e ocupar da Dina Alves é um ato político.

“Seja como advogada, pesquisadora ou atriz, minhas práxis nestes espaços têm uma dimensão ética: a luta contra os processos de subordinação e sofrimento da população negra, especialmente as mulheres negras.”

Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040