INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Boletim IBCCRIM terá edição especial sobre 25º Seminário Internacional

Publicado em 27/05/2019

O Boletim de Ciências Criminais, periódico mensal do IBCCRIM, lança edital para submissão de artigos para a edição especial de setembro, dedicada ao 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais, realizado entre os dias 27 e 30 de agosto, em São Paulo. 

Acesse o edital completo: http://bit.ly/2EB8k4u

Os artigos para o número especial podem ser enviados até o dia 4 de julho e devem abordar os quatro eixos temáticos previstos na programação do evento, orientada pelo mote “As Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos”:

1. Processo penal e democracia hoje: princípios processuais penais, discursos
morais e novos institutos.
2. Delitos econômicos e corrupção: novas abordagens.
3. Raça, gênero e sexualidade nas ciências criminais.
4. Justiça criminal, democracia e conjuntura política.

Serão selecionados três trabalhos por eixo, totalizando 12 artigos no total. Os textos deverão ser enviados para o e-mail boletim@ibccrim.org.br até o prazo delimitado. O período de avaliação será entre 8 de julho a 5 de agosto. 

25º Seminário Internacional do IBCCRIM

A 25ª edição do Seminário Internacional de Ciências Criminais acontece entre os dias 27 e 30 de agosto no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo e as inscrições já estão abertas no site http://www.ibccrim.org.br/seminario25

Sob o tema “Ciências criminais como resistência dos valores democráticos”, o Seminário Internacional de 2019 terá painéis sobre colaboração premiada, acordos penais, lavagem de dinheiro e corrupção, além de temas atuais como pornografia de vingança, fake news, criminologia queer e criptomoedas. O evento também trará discussões sobre criminalização da advocacia criminal, medidas de segurança e reforma prisional, o aumento do recrudescimento penal na América Latina, além de análises sobre racialidades, encarceramento em massa e prisão preventiva. 

Entre os palestrantes internacionais, estão confirmados Monika Frommel e Urs Kindhäuser, ambos da Alemanha, Kabengele Munanga, do Congo, Natalie Byfield, dos Estados Unidos, Pat Carlen, da Inglaterra, além dos argentinos Máximo Emiliano Sosso, Máximo Langer e Omar Palermo e os portugueses Anabela Miranda Rodrigues e Paulo de Sousa Mendes. 

Entre os nomes nacionais, haverá painéis com Carlos Eduardo Adriano Japiassú, Ela Wiecko, Gustavo Badaró, Juarez Tavares, Leandro Ayres França, Leonardo Isaac Yarochewsky, Marcelo Semer, Mariângela Gama de Magalhães Gomes, Renato de Mello Jorge da Silveira e Vilma Reis. O encerramento do Seminário terá um debate sobre sistema de justiça e democracia com Andréa Abritta e Lenio Streck. 


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040