INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Revista Liberdades completa 10 anos

Publicado em 09/05/2019

Aberto, gratuito e digital, periódico do IBCCRIM lançou artigos, entrevistas e resenhas sobre temas transversais às ciências criminais

Criada pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) em 2009, a Revista Liberdades completa dez anos em maio, com 24 números publicados. Semestral, o periódico é aberto, gratuito e digital e foi lançado com o objetivo de difundir temas ligados às ciências criminais para públicos mais amplos, em formatos diversos.

Em sua primeira década, a Liberdades publicou incontáveis artigos, entrevistas, críticas e resenhas de filmes e livros, contos, além de comentários de julgamentos históricos, análise de músicas e editoriais sobre temas da atualidade. É possível acessar todas as edições no site http://www.revistaliberdades.org.br.

“Seja pela pesquisa acadêmica, pela escrita científica ou pela arte, em suas múltiplas manifestações, nossos autores publicados contribuíram, cada qual à sua maneira, para não deixar nossos pensamentos e opiniões atingirem a zona de conforto”, afirma Paula Mamede, editora-chefe da Revista Liberdades. 

Leia a mensagem completa:

A Revista Liberdades foi criada em 2009 já com uma proposta de política editorial interdisciplinar e transdisciplinar, afinal, o projeto era produzir e difundir as ciências criminais em seu viés mais crítico, trazendo para a discussão contribuições de outras áreas de conhecimento, como não pode deixar de ocorrer quando se busca compreender os complexos conflitos sociais que desaguam e se perfazem nesse âmbito. No horizonte, a incessante batalha pela ampla efetivação dos Direitos Humanos em todas as suas frentes, explorando-se todas as suas possibilidades. Desde então, foram inúmeros coordenadores, colaboradores, pareceristas e funcionários que possibilitaram a publicação de 24 números, que contaram com conteúdo diversificado, como artigos, entrevistas, criticas de filmes, resenhas, contos, cartas de leitores, comentários sobre julgamentos históricos, análise de músicas e editoriais sobre temas da atualidade. Assim, seja pela pesquisa acadêmica, pela escrita científica ou pela arte, em suas múltiplas manifestações, nossos autores publicados contribuíram, cada qual à sua maneira, para não deixar nossos pensamentos e opiniões atingirem a zona de conforto. E o projeto não para! Instigar, provocar e tornar desconfortável: esses são os efeitos do pensamento crítico e as finalidades da Revista Liberdades. E o seu funcionamento está alinhado com a sua proposta: eletrônica e de livre acesso, a difusão de ideias e conhecimento é ilimitada; autores uma vez inspirados por tantos inspiram tantos outros, em uma espiral ascendente de produção de conhecimento. Comemoramos 10 anos e temos muito trabalho pela frente. Há muito o que ser desenvolvido e melhorado. Mas em uma coisa a Revista Liberdades nunca falhou e por meio dessa comemoração reafirma o seu compromisso: como espaço de resistência e progressismo, de defesa intransigente dos Direitos Humanos e excelência na execução dessas metas. Enfim, uma parte condizente com o todo que é o IBCCRIM. E que venham as próximas décadas!