INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

IBCCRIM lança curso inédito de Metodologia de Pesquisa em Ciências Criminais

Publicado em 03/05/2019

Dividido em dois módulos, o curso é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em pesquisar no campo 

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) lança pela primeira vez o curso de Metodologia de Pesquisa em Ciências Criminais, com o primeiro módulo realizado entre os dias 24 de junho e 15 de julho. Com aulas presenciais, ministradas em São Paulo, e à distância, o curso se destina a capacitar estudantes e profissionais que pretendem realizar pesquisas no tema, como trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses. As inscrições já estão abertas no site http://www.ibccrim.org.br/eventos

O curso é dividido em dois módulos. O primeiro, entre junho e julho, trará discussões epistemológicas e o segundo, com cronograma a ser divulgado, apresentará aos alunos e alunas as técnicas de pesquisa em ciências criminais. 

“As ciências criminais crescem em função da produção de novos conhecimentos. Com esse curso, nós pretendemos apresentar a pesquisa a estudantes que, via de regra, têm dificuldade de pensar seus TCCs como pesquisas empíricas capazes de jogar nova luz aos acontecimentos, com uma bagagem teórica solida e a partir da observação daquilo que se produz na realidade criminal”, afirma Riccardo Cappi, coordenador do Núcleo de Pesquisas do IBCCRIM e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). 

Além de Riccardo Cappi, para o primeiro módulo estão confirmadas aulas com as professoras Camila Prando (UnB), Jacqueline Sinhoretto (UFSCar), Luciana Gross (FGV DIREITO SP), Marcia Lima (USP), e Maíra Rocha Machado (FGV DIREITO SP).

O curso também discutirá modos de produção científica atentos às dimensões de raça, gênero e classe. “O que significa fazer uma pesquisa em que se possa colocar em evidência um pensamento negro, feminista, oriundo dos movimentos sociais? A pesquisa não é unicamente aquela que emanou tradicionalmente do pensamento dogmático. A pesquisa é aquela que se enraíza na vida, nas experiências, naquilo que os mecanismos jurídicos produzem”, afirma Ricardo Cappi. 

Estudantes e pessoas associadas ao Instituto têm condições especiais de pagamento. Saiba mais em: http://www.ibccrim.org.br/eventos.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040