INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

II Seminário Direito Penal, Direitos Humanos e Democracia: Recrudescimento punitivo no contexto de crescente autoritarismo

Publicado em 12/04/2019

IBCCRIM será representado pela participação da presidenta Eleonora Rangel Nacif e do conselheiro Sérgio Salomão Shecaira

A Associação Juízes para a Democracia (AJD), com o apoio do Instituto Manoel Pedro Pimentel, realizará, no dia 26 de abril, o "II Seminário Direito Penal, Direitos Humanos e Democracia: Recrudescimento punitivo no contexto de crescente autoritarismo", tendo como público alvo magistrados e magistradas e demais operadores e estudiosos e estudiosas do Direito.

O evento ocorrerá na cidade de São Paulo e objetiva promover a reflexão sobre o Direito Penal e Processual à luz da Constituição Federal e dos tratados de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário. O IBCCRIM será representado com a participação da presidenta Eleonora Rangel Nacif e do conselheiro Sérgio Salomão Shecaira na mesa "Retórica de eficiência, proteção deficiente: prisão após segundo grau, plea bargain e outros atentados à Constituição".

O princípio da proibição do retrocesso orienta a disciplina afeta aos direitos e garantias fundamentais, impedindo que venham a ser relativizados ou suprimidos por medidas legais ou interesses políticos. O Poder Judiciário, enquanto garante de direitos que é, deve assegurar a manutenção e constante evolução de tais conquistas, sendo certo que as audiências de custódia surgem nesse cenário garantidor e concretizador de direitos.

Nessa mesma linha de raciocínio, é preciso refletir acerca da escalada autoritária e punitivista que tem definido o contexto histórico brasileiro, marcado pela utilização do Direito Penal como instrumento legitimador do abuso estatal frente aos mais comezinhos direitos de seus cidadãos, sobretudo das camadas marginalizadas.

O populismo penal e a banalização de seus institutos têm causado sérias ameaças ao Estado Democrático de Direito, sobrepondo o clamor punitivista a previsões constitucionais que não admitem relativização, como a presunção da inocência. Fruto, ainda, desse contexto autoritário, a proposta de implementação da “plea bargain” também deve ser vista com preocupação, na medida em que enfraquece o Poder Judiciário enquanto órgão julgador e imparcial, submetendo direitos e garantias fundamentais à discricionariedade do Ministério Público.

PROGRAMAÇÃO


26/04/2019

9:30 h/10:30 h - Credenciamento

10:30 h - Abertura 

11:00 h - Palestra de abertura "A audiência de custódia como avanço na proteção dos direitos humanos"

- Paulo Baldez (desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

13:30 h - Mesa "Estado autoritário e recrudescimento punitivo"

- Ester Rizzi
(Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP).

- Bruno Paes Manso
(Núcleo de Estudos da Violência da USP).

- Camila Nunes Dias
(Universidade Federal do ABC).

16:00 h - Coffe break

16:30 h - Mesa “Retórica de eficiência, proteção deficiente: prisão após segundo grau, plea bargain e outros atentados à Constituição”.


- Sérgio Salomão Shecaira
(Faculdade de Direito da USP).

- Eleonora Nacif
(Presidenta do IBCCRIM).

-Ariadne Natal
(Núcleo de Estudos da Violência da USP).

Previsão de encerramento: 18:30

Local: Auditório do 1º andar do Prédio Histórico - Faculdade de Direito da USP


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040