INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Jornal de Ciências Criminais lança chamada de artigos e de pareceristas para 2019

Publicado em 26/03/2019

Lançado em 2017 pelo IBCCRIM, JCC aborda dogmática penal e sua conexão com decisões judiciais

O Jornal de Ciências Criminais (JCC), lançado no final de 2017 pelo IBCCRIM, abriu sua chamada de artigos para 2019. Por meio de análises de decisões judiciais, o periódico aberto, gratuito e digital do Instituto fará neste ano uma comparação entre a ciência jurídica e as práticas adotadas pela jurisprudência brasileira.

O envio de artigos é por meio de fluxo contínuo e podem submeter trabalhos pesquisadores/as e operadores/as do direito, brasileiros ou não, que analisem a interpretação das leis à luz dos recentes acontecimentos políticos no país. São temas relevantes para a próxima edição do jornal, a título exemplificativo, as discussões sobre ativismo judicial, negociações entre as partes e delações premiadas, foro privilegiado, prisão após decisão do segundo grau, as decisões no âmbito da Operação Lava Jato, dentre outras recentemente adotadas no Brasil.

Além da chamada de artigos, o JCC também abriu edital para pareceristas. Podem se candidatar pessoas que preencham os requisitos descritos abaixo:

• possuir currículo LATTES atualizado (se brasileiro);

• possuir a título de mestre ou doutor, ou estar vinculado a um programa de doutorado em Direito ou áreas afins;

• possuir conhecimento específico acerca do direito penal e processo penal, demonstrado a partir de titulação, experiência profissional, experiência na pesquisa e docência ou sólida produção bibliográfica.

• atestar disponibilidade para a realização de um parecer por mês com respeito aos prazos e regras do JCC;

• ter ciência e concordar com as Diretrizes aos Avaliadores do JCC, disponíveis em: http://www.jcc.org.br/ojs2/index.php/JCC/about/editorialPolicies#peerReviewProcess

Interessados/as em compor o corpo de pareceristas e contribuir com o JCC, que cumpram os requisitos acima, deverão se inscrever por meio de acesso ao link: http://www.jcc.org.br/ojs2/index.php/JCC/user/register

A atividade não é remunerada e não é necessário ser associado ou associada ao IBCCRIM. Os avaliadores e as avaliadoras receberão uma declaração de produção técnica.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040