INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

IBCCRIM divulga nota sobre "pacote de medidas" do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro

Publicado em 06/02/2019

Texto, assinado pelo vice-presidente do Instituto, Bruno Shimizu, rechaça alterações legistlativas apresentadas esta semana pelo ministro Sergio Moro

O IBCCRIM, representado por seu vice-presidente Bruno Shimizu, publicou nota sobre o pacote de medidas apresentadas no dia 4 de fevereiro pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. As propostas legislativas podem alterar artigos do Código Penal, da Lei de Execução Penal, do Código de Processo Penal e outras leis penais. Leia abaixo a íntegra da nota:

"Trata-se de um projeto tecnicamente frágil, por trazer previsões já declaradas inconstitucionais e/ou de difícil compreensão, além de ter como efeito previsível um aumento exponencial nas taxas de encarceramento, inclusive pelos delitos menos graves.

Ao contrário de garantir segurança pública, o projeto, se aprovado, aprofundará a crise na segurança, fortalecendo facções prisionais, pelo fomento ao aprisionamento indiscriminado de sujeitos vulneráveis.

Ademais, o projeto não se baseou em nenhum estudo de impacto financeiro, orçamentário ou político criminal.

Previsões como a identificação genética compulsória de todos os condenados em primeira instância, além de contrário à Constituição, exigiriam investimentos públicos irresponsáveis no atual contexto econômico do Brasil, sem qualquer perspectiva de resultado positivo.

Assim, a tendência do "pacote contra o crime" é agravar ainda mais o problema do superencarceramento — que já coloca o Brasil como o terceiro país com maior número de presos no mundo”.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040