INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

IBCCRIM e organizações parceiras manifestam indignação com veto de João Dória ao Comitê e o Mecanismo de Prevenção e Enfrentamento à Tortura no Estado de São Paulo

Publicado em 18/01/2019

Com o apoio do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, as organizações abaixo assinadas vêm a público manifestar profunda indignação com o veto total do governador João Doria ao Projeto de Lei nº 1257/2014, que cria o Comitê e o Mecanismo de Prevenção e Enfrentamento à Tortura no Estado de São Paulo.

São Paulo é o estado mais populoso do país e abriga hoje o maior número de pessoas em locais de longa permanência (destinados especialmente a crianças, idosos e pessoas com deficiência), hospitais e leitos psiquiátricos, além de mais de um terço de toda população prisional e socioeducativa do país.

A perpetração de tortura e maus tratos, físicos e psicológicos, em espaços de privação de liberdade é prática sistêmica, constantemente denunciada em âmbito nacional e internacional pelas vítimas e seus familiares e por organizações de direitos humanos; sem que haja, contudo, políticas efetivas para reverter esse quadro. Nesse sentido, a aprovação da lei pela Assembleia Legislativa Estadual, representou um valioso avanço em prol da proteção dos direitos humanos no estado de São Paulo.

Ao contrário do que menciona o texto do veto encaminhado pelo Governador, a implementação de um sistema estadual de prevenção e combate à tortura independente e autônomo não decorre somente de inspiração na lei federal que cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (Lei nº 12.847/2013), mas constitui uma obrigação assumida internacionalmente pelo Brasil no momento da ratificação da Convenção da ONU Contra Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes (Decreto nº 40/1991) e seu Protocolo Facultativo (Decreto nº 6.085/2007), e que vem sendo reiteradamente cobrada pelos organismos internacionais [1]

Ao vetar a proposta, o governador João Doria adota uma interpretação equivocada sobre a atuação do Poder Legislativo, além de negligenciar o longo e amplo debate público que envolveu a apresentação do projeto e sua aprovação.

Destaca-se que o projeto foi apresentado após ampla mobilização da sociedade civil e de atores do sistema de justiça (Ministério Público e Defensoria Pública), bem como dialogado com integrantes das Secretarias Estaduais de Justiça dos últimos anos. O texto aprovado, embora não reflita todas as reivindicações da sociedade civil, deriva de uma emenda aglutinativa subscrita pelas lideranças de 11 (onze) partidos políticos.

O Projeto de Lei nº 1257/2014 criava o Comitê e o Mecanismo Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Tortura conferindo-lhes autonomia e vinculando-os, apenas administrativamente, ao Poder Legislativo, que tem como atribuição constitucional “fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo, inclusive os da administração descentralizada” (art. 20, X, da Constituição Estadual).

Como ente fiscalizado, ao vetar o projeto, o Governador busca restringir as atribuições do Poder Legislativo, impondo limites e balizas não previstas constitucionalmente a como tal função deve ser exercida.

Vale destacar que prerrogativas de acesso irrestrito a locais de privação de liberdade, entrevistas reservadas, sigilo e direito de documentação, são essenciais a qualquer órgão de monitoramento e estão em conformidade com as Constituições Federal e do Estado de São Paulo, bem como com a Lei nº 12.847/2013.

As razões do veto contrariam a necessidade de um controle independente - e, em certa medida, tratando-se do Mecanismo, externo - dos atos da administração pública.

Em face do dever que assume o Estado ao colocar uma pessoa sob seu cuidado, custódia e/ou vigilância de proteger sua integridade física e psíquica e tomar medidas eficazes para prevenir a prática de atos de tortura, nos sistemas de privação de liberdade, é urgente a criação e implementação efetiva, no Estado de São Paulo, de um Comitê e um Mecanismo de Prevenção e Enfrentamento à Tortura autônomo e independente.

Demandamos que a Assembleia Legislativa reverta o veto tão logo findo o recesso parlamentar.




São Paulo, 17 de janeiro de 2019.



Assinam:

AMPARAR - Associação de amigos e familiares de presos/as

Associação Nacional de Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED)

Associação Elas Existem - Mulheres Encarceradas - RJ

APT - Associação para a Prevenção da Tortura

Asbrad - Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude

Assessoria Popular Maria Felipa/MG

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará - CEDECA Ceará

Centro de Defesa da Criança e do Adolescente de Sapopemba - CEDECA Sapopemba

Centro de Direitos Humanos de Sapopemba - CDHS

Coletivo Antônia Flor - PI

Coletivo Autônomo de Mulheres Pretas/SP

Conectas Direitos Humanos

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP-06

Frente Estadual Antimanicomial de São Paulo

Frente Estadual pelo Desencarceramento/RJ

Frente Estadual pelo Desencarceramento/PI

Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares - GAJOP/PE

Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade/MG

IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa)

Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - IBCCRIM

Instinto Negra do Ceará - INEGRA/CE

Instituto Macuco

ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania

Justiça Global

Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura - Rio de Janeiro

Movimento Nacional de Direitos Humanos /SP

Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Núcleo Especializado dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Núcleo Especializado em Situação Carcerária da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Pastoral Carcerária do Estado de São Paulo

Promotora de Justiça de Direitos Humanos - Área de Inclusão Social do Estado de São Paulo

Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio

Unisol Brasil





[1]

Nos últimos anos, o Brasil e o Estado de São Paulo, em específico, têm sido alvo de recomendações da ONU e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos para a implementação de comitês e mecanismos estaduais de prevenção e combate à tortura. No seu relatório enviado ao Brasil após sua visita ao país em 2015, o Subcomitê da ONU para a Prevenção da Tortura instou expressamente todos os governos estaduais a tomarem providências para estabelecer mecanismos preventivos estaduais de acordo com as exigências do Protocolo Facultativo da ONU e da Lei Federal nº 12.847/13. Mais informações em: 167º Período de sessões da CIDH: https://www.youtube.com/watch?v=B0uXUCgpWc4 e Subcomitê de Prevenção da Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes, Visita ao Brasil realizada de 19 a 30 de outubro: observações e recomendações ao Estado Parte, parágrafos 95 e 96, CAT/OP/BRA/R.2, 24 de novembro de 2016. Disponível em https://bit.ly/2SVQi1U




        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040