INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

II Simpósio Nacional do Laboratório de Ciências Criminais reúne pesquisadores e pesquisadoras, em SP

Publicado em 19/12/2018

Evento aconteceu no Auditório do IBCCRIM e reuniu pesquisadoras e pesquisadores que participaram dos Laboratórios em várias cidades do Brasil no ano de 2017

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) realizou na última terça-feira, dia 18, a segunda edição do Simpósio Nacional do Laboratório de Ciências Criminais. O evento, que teve participação aberta, gratuita e com transmissão ao vivo, reuniu 17 participantes das atividades de iniciação científica promovidas pelo IBCCRIM em diversas cidades do Brasil. Alunas e alunos apresentaram as conclusões de suas pesquisas, desenvolvidas ao longo do ano de 2017.

Os trabalhos apresentados abordaram variados temas das Ciências Criminais, como justiça restaurativa, política de drogas, encarceramento em massa, crimes de corrupção e delação premiada, o sistema prisional brasileiro, violência de gênero, a defesa das garantias fundamentais e justiça juvenil, entre outros.

Todas as 17 autoras e autores dos estudos que participaram do II Simpósio Nacional do Laboratório de Ciências Criminais foram selecionados pelos coordenadores regionais e estaduais correspondentes. O número representa o dobro dos artigos apresentados na primeira edição do evento, que aconteceu em 2017 com trabalhos desenvolvidos no ano de 2016. 

O Laboratório é um curso de iniciação científica, destinado a estudantes das graduações de Direito e de Ciências Sociais em geral que buscam conhecimentos específicos, a partir de um enfoque interdisciplinar das Ciências Criminais. A iniciativa parte do compromisso do Instituto em valorizar e fomentar as pesquisas acadêmicas. 

Para Natália Macedo Sanzovo, coordenadora do Departamento de Iniciação Científica do IBCCRIM, participar de atividades como essa representa um marco na vida acadêmica para estudantes de graduação: 
“O Laboratório de Ciências Criminais é, sem dúvida, uma das mais importantes iniciativas acadêmico-científicas do IBCCRIM. Uma oportunidade única para que alunos e alunas da graduação produzam sua primeira pesquisa na área das Ciências Criminais e, ainda, apresentem o resultado de seus trabalhos nos Simpósios Regionais e Nacional do IBCCRIM.”

Natália Sanzovo encerra, ao final de 2018, sua gestão à frente do departamento. Ela lembra a importância do trabalho coletivo que possibilitou a expansão das atividades para 20 estados em todas as regiões do país: 

“Hoje o IBCCRIM recebe representantes de 20 estados da federação para apresentar os melhores trabalhos produzidos em 2017 e o sentimento é de muita alegria e da mais profunda gratidão: às coordenadoras e coordenadores Regionais do IBCCRIM, pela parceria e acompanhamento e orientação das alunas e alunos na iniciação científica; Ao IBCCRIM e à equipe do Instituto responsável pela concretização dos simpósios e às alunas e alunos, pela qualidade e excelência dos trabalhos e pela possibilidade de tantas trocas e aprendizado. Encerro minha atuação como Coordenadora da Iniciação Científica 2017-2018 com o sentimento de muita gratidão e dever cumprido.”

Conheça a lista completa de trabalhos selecionados:

REGIONAIS

EXPOSITORES/AS
TEMA DO TRABALHO
Aracaju/SE
Victor Ribeiro da Costa
Usuário ou traficante? A aplicação do §2º do art. 28 da Lei de Drogas à luz da Criminologia Crítica
Belém/PA
Pedro Gleucianio Farias Moreira
A Condução Coercitiva do Acusado: Artigo 260, do CPP à luz das Garantias Constitucionais
Belo Horizonte/MG
Beatriz Vasconcelos Coelho 
A expansão do Direito Penal brasileiro analisada a partir da Lei de Drogas
Brasília/DF
Marina Nunes Teixeira Soares
Reintegração social e Enem para Pessoas Privadas de Liberdade: uma análise quantitativa descritiva
Cuiabá/MT
Thiago Henrique da Silva Barros
Crime de violência de gênero no cenário Internacional: Aspectos fundamentais da evolução nos precedentes da Corte Interamericana de Direitos Humanos
João Pessoa/PB
Raphael Filipe Marques de Lucena
Delação premiada à brasileira: o uso da tortura seletiva pelo Estado Brasileiro
Maceió/AL
Jéssica Rodrigues de Melo
Privatização das prisões: os possíveis reflexos nas políticas de encarceramento em massa no Brasil
Mogi das Cruzes/SP
Silas Mota Tobias da Silva
A Moral de Kant e o Criminoso
Natal/RN
Caio Vanuti Marinho de Melo
A Audiência de apresentação e a mudança de Paradigma no Procedimento da Prisão
Palmeira dos Índios/AL
Júlia Karoline Vieira Duarte
O grau da curva de encarceramento diante da aplicação dos substitutivos penais na Comarca de Palmeira dos Índios-AL
Porto Alegre/RS
Ramiro Gomes von Saltiel
Da observância do princípio da proporcionalidade em âmbito penal: comentários sobre a proteção dos direitos fundamentais no processo e na execução penal a partir da atuação jurisdicional
Recife/PE
Júlio Emílio Cavalcanti Paschoal
LGBTfobia e Justiça Restaurativa
Salvador/BA
Ian Moreira Sande
A Política Criminal de Drogas e sua atuação no Encarceramento Feminino
Santos/SP
Loy Fernandes Toledo Ferro
Fundamentos da internação provisória no processo de apuração de ato infracional
São Bernardo/SP
Érica Carolina Rodrigues da Silva
Direito Penal do Facebook: O que os comentários do G1 andam dizendo sobre a questão carcerária no Brasil
São Paulo
Victor Campos Fanti
Insignificância do Delito antecedente e Lavagem de Dinheiro: Uma análise à luz da Legitimidade do Direito Penal
São Paulo
Thaís Oizumi
Humanidade das penas e o uso do espaço prisional


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040