INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

IBCCRIM recebe Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade

Publicado em 05/11/2018

Programa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo premia Instituto pela iniciativa “Ciências Criminais e Igualdade de Gênero e Raça”

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) recebe nesta segunda-feira, dia 05, o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, na categoria Igualdade Racial. Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, o prêmio é destinado para empresas públicas e privadas e organizações do terceiro setor que desenvolvem políticas de inclusão em diferentes segmentos.

Com o título "Ciências Criminais e Igualdade de gênero e raça", o IBCCRIM foi premiado pelo trabalho desenvolvido em seu Núcleo de Educação, para expandir o acesso às atividades do Instituto à parcela populacional vulnerabilizada por condições econômicas e fragilidades relacionadas às diferente barreiras sociais.

“O Instituto, ao reconhecer que as opressões de gênero e raça são estruturantes na sociedade brasileira, voltou-se para a formação e organização interna e compreendeu que a função das ações afirmativas envolvia não só uma mudança quantitativa, mas de postura, alterando o IBCCRIM em um ambiente de convivência respeitadora a todas e todos”, aponta o documento entregue à Prefeitura de SP na ocasião das inscrições para o Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade.

Nos últimos anos, o IBCCRIM trabalha para implementar ações afirmativas não apenas na reserva de vagas para participantes e docentes de seus cursos e eventos pagos, mas também na própria gestão de sua equipe contratada. O Instituto realiza políticas de fomento à participação em suas atividades, com bolsa, de grupos sociais diversos, inclusive ligados a movimentos e organizações sociais, como foi o caso das iniciativas relacionadas às bolsas em seu 24º Seminário Internacional de Ciências Criminais. Além disso, trabalha para garantir equidade de gênero na composição de quem tem voz e compõe mesas nas suas atividades oficiais.

Sobre o prêmio

Criado em abril de 2018, o Selo de Direitos Humanos e Diversidade é uma política desenvolvida pela Prefeitura de São Paulo para valorizar ações de direitos humanos e diversidade.

Clique aqui e veja todas as organizações premiadas

O IBCCRIM e as outras organizações que receberam o Selo em 2018 também farão parte, a partir da data da premiação, de uma rede de acompanhamento, visando a troca de experiências e aproximação com programas, políticas e equipamentos da Prefeitura de São Paulo.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040