INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

11ª edição do “Projeto Maria, Marias” termina com celebração e declaração de apoio a Amelinha Teles

Publicado em 01/11/2018

Ex-Senador e atual Vereador Eduardo Suplicy e ex-Deputado Estadual Adriano Diogo fizeram visita surpresa a Amelinha e à turma

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) realizou no dia 26 de outubro, o último encontro da 11ª edição “Projeto Maria, Marias”, promovido em parceria com União de Mulheres de São Paulo.

Sob a coordenação de Amelinha Teles e Tatiana Perrone, o projeto teve encontros semanais desde abril de 2018 e contou com a participação de 21 mulheres, lideranças comunitárias selecionadas pela União de Mulheres de SP. Como parte da formação oferecida pelo curso, as participantes puderam desenvolver habilidades para o trabalho com mulheres em situação de de violência doméstica, além de conhecer a rede de organizações e aparelhos públicos especializados no acolhimento desses casos.

Amelinha lembrou a todas as mulheres presentes que a Lei 11.340 de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha, é decisiva na elaboração do Projeto Maria, Marias. “Ao tratar de direitos humanos, a violência doméstica é a primeira que devemos colocar em evidência, pois, muitas vezes, é no âmbito familiar que as agressões e violações acontecem. Por isso a importância de discutir a Lei Maria da Penha”, afirma Amelinha.

Apoio a Amelinha Teles
Por ocasião da celebração de encerramento, Amelinha Teles, Tatiana Perrone e as mulheres participantes desta edição receberam uma visita surpresa: Eduardo Suplicy, ex-Senador e Vereador de São Paulo, e Adriano Diogo, ex-deputado estadual que presidiu a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo. Ambos prestaram homenagem a Amelinha Teles, que sofreu ameaças em redes sociais durante o mês de outubro após mencionar publicamente as torturas que sofreu na ditadura.

“Nesse momento de ataques à Amelinha e à família dela, o IBCCRIM cumpre papel fundamental pois é um Instituto comprometido com a defesa da legalidade e do direito de vida das populações”, disse Adriano Diogo. Eduardo Suplicy, por sua vez, enalteceu a trajetória de Amelinha e parabenizou o IBCCRIM pela realização do “Projeto Maria, Marias”. “É com satisfação que venho conhecer o IBCCRIM, principalmente pela gravidade do momento no país. Vou continuar na luta com vocês”, disse.

Sobre Projeto Maria, Marias
O projeto Maria, Marias é promovido pela União de Mulheres de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Teve início no final de 2007, pouco mais de um ano após a edição da Lei Maria da Penha. Baseado nos princípios da educação popular em direitos, o projeto alia aulas-debate com especialistas convidados e visitas a serviços de referência no atendimento da mulher em situação de violência.

Sob a coordenação de Amelinha Teles desde sua primeira edição, o projeto é uma iniciativa focada na construção de redes entre profissionais que trabalham com vítimas de violência doméstica, organizações de mulheres e aparelhos especializados no atendimento de mulheres. Por meio da capacitação e da troca de experiências, espera-se que as participantes possam ser não só agentes multiplicadoras dos instrumentos protetivos da Lei Maria da Penha, mas também peças-chave para a sua implementação.

Com 15 a 20 participantes por edição, o curso conta com 94 horas, tendo periodicidade semanal e duração de aproximadamente seis meses. Já foram trabalhados temas como: Constituição federal; Tratados Internacionais de direitos humanos; Processo Penal (ação penal); gênero; conceito e tipos de violência, ciclo da violência de gênero, familiar e doméstica contra a mulher; histórico e análise detalhada da Lei Maria da Penha; como devem funcionar os serviços públicos (Delegacias, Defensorias, Ministérios Públicos, Juizados Especiais de Violência Doméstica contra a Mulher, etc); conceito e prática das medidas protetivas (formulações, requerimentos e encaminhamentos); e oficina de tecnologia da informação.

        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040