INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

13/11: IBCCRIM promove evento gratuito sobre o livro “Irmãos - Uma história do PCC”, de Gabriel Feltran

Publicado em 29/10/2018

Presencial e à distância, nova edição do “Biblioteca Convida” discutirá implicações socioculturais do “Primeiro Comando da Capital”, organização criada em presídios de SP

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) promove no dia 13 de novembro, terça-feira, a partir das 19h, o evento de lançamento do livro "Irmãos - Uma História do PCC" (Companhia das Letras, 320 p.), escrito pelo sociólogo Gabriel Feltran. O evento integra o calendário do projeto “Biblioteca Convida”, iniciativa do IBCCRIM realizada desde o início deste ano, para trazer títulos sobre dilemas contemporâneos para a biblioteca do Instituto e aproveitar a oportunidade para reunir autoras e autores para debate aberto com o público.

Em “Irmãos - uma história do PCC”, Gabriel Feltran oferece às leitoras e aos leitores uma nova perspectiva sobre a criação do Primeiro Comando da Capital (PCC). Para o autor, a facção funciona de forma semelhante às irmandades secretas, criando redes de apoio mútuo e comunhão de valores.

Para inscrições (gratuitas), acesse:

https://www.ibccrim.org.br/eventos

O Biblioteca Convida é gratuito e acontece no Auditório do IBCCRIM, em São Paulo, na rua Onze de Agosto, 52, 2º andar. As vagas presenciais são limitadas à capacidade do auditório (35 assentos) e, para a participação online, não há limite de vagas. Após a apresentação e debate sobre o livro, que se inicia às 19h, o autor responderá a perguntas do público e participará de uma sessão de autógrafos.

O livro e o autor

“Irmãos - Uma História do PCC” é resultado de uma ampla pesquisa realizada na periferia de São Paulo sobre o funcionamento da facção. O autor desenvolve uma cronologia sobre a criação do PCC, passando pela revolução interna de 2002, até os acontecimentos de 2006, quando rebeliões e ataques provocaram tensões no Estado de São Paulo. Para Feltran, o PCC superou os limites de uma organização criminosa ao longo dos últimos anos e passou a dinamizar a própria vida política, ocupando lugar central das periferias de São Paulo.

Sociólogo e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Gabriel Feltran é professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Coordenador de Pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e Pesquisador do Núcleo de Etnografias Urbanas do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

Também venceu o concurso de melhor tese de doutorado em ciências sociais de 2009, e é coautor de Novas faces da vida nas ruas, finalista do prêmio Jabuti de 2017. Foi professor visitante na Humboldt University (Alemanha), no Ciesas Golfo (México) e na Sciences Po de Paris (França).

Serviço:

Biblioteca Convida — IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais)
Gabriel Feltran - livro “Irmãos - Uma História do PCC” (Cia das Letras)
Data: 13 de novembro de 2018 a partir das 19h
Endereço: Rua Onze de Agosto, 52, 2º andar, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas (vagas presenciais limitadas): https://www.ibccrim.org.br/eventos
Informações: inscricoes@ibccrim.org.br ou (11) 3111-1040 ramal 181


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040