INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

IBCCRIM abre no dia 9/11 o 1º Novembro Negro, ciclo de debates sobre feminismo e política criminal, em SP

Publicado em 26/10/2018

No mês da Consciência Negra, Instituto organiza atividades sobre o corpo feminino e a seletividade do sistema de segurança pública no Brasil; programação também terá atividades culturais

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), em parceria com a Corpórea Companhia de Corpos e a Defensoria Pública da União em SP, inaugura mais uma iniciativa no mês da Consciência Negra: o 1º Novembro Negro do Instituto. Com o tema “Feminismo Negro e Política Criminal”, o ciclo de evento incluirá cinco debates e uma peça de teatro, distribuídos entre os dias 9 e 30/11. Nas atividades, serão alternadas abordagens sobre questões de raça, gênero, classe, espaço e território.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetivadas no site do IBCCRIM: https://www.ibccrim.org.br/ (as fichas de inscrição são específicas para cada atividade do ciclo). Interessados e interessadas também poderão receber certificado de participação.

Dois marcos para a luta antirracista permearão os debates do evento: os saberes acerca do corpo feminino negro e o sistema de segurança pública no Brasil. Com inovações nas linguagens e nos territórios, a proposta é reunir especialistas para analisar questões étnico-raciais, como a colonização/descolonização e a violência policial.

Entre as palestrantes confirmadas, estão Jaqueline Conceição, Ana Paula Gomes, Nathalia Oliveira, Ingrid Farias, Natália Néris, Suzane Jardim e Valéria Lucia dos Santos. “O objetivo é criar reflexões acerca da temática que envolve mulheres negras e sistema de justiça; com o ciclo de atividades, buscamos entender o lugar paradigmático que as mulheres ocupam no sistema de justiça do Brasil do mito da democracia racial”, afirma Dina Alves, coordenadora-chefe do Departamento de Justiça e Segurança do IBCCRIM e idealizadora do 1º Novembro Negro do IBCCRIM.

Debates, peça de teatro e cine-debate

A maior parte dos debates acontece no Auditório do IBCCRIM, na rua Onze de Agosto, 52, Centro (São Paulo-SP) - nas noites de 9 e 23/11 e na manhã de 30/11. Outro marco do 1º Novembro Negro do IBCCRIM é a apresentação do espetáculo de teatro "Rés", da Corpórea Companhia de Corpos, na noite de 28/11. A partir da pesquisa "Rés Negras, judiciário branco", desenvolvida por Dina Alves, a peça elabora uma análise artística e poética sobre raça, classe e gênero no sistema prisional brasileiro. A atividade será realizada na Escola de Teatro, na Praça Franklin Roosevelt, nº 210, São Paulo.

A programação será encerrada com o Cine Debate “Auto de resistência e pena de morte no Brasil" no Auditório da Defensoria Pública da União em SP, na noite do dia 30. Nessa atividade, as debatedoras irão analisar como o sistema prisional é organizado em torno de uma ideologia da desumanização de corpos negros.

Haverá transmissão online de todas as atividades realizadas no IBCCRIM.

Confira as datas, faça a sua inscrição e participe:

09/11, 19h30 - Palestra: Mulher Negra e Política de drogas

Local: Auditório do IBCCRIM, com transmissão online

Objetivo: refletir sobre a falaciosa “guerra às drogas” que atinge intencionalmente as mulheres negras ao atingir seus filhos e filhas na política de encarceramento e letalidade policial, além de discutir sobre as categorias “mulher negra encarcerada” e “mulher negra traficante”, que engrossam as taxas de encarceramento em massa nos últimos anos. 

● Palestrantes: Ingrid Farias,
Pesquisadora de gênero e de drogas, Fundadora da Rede Nacional de Feministas Anti-proibicionistas (RENFA), Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professora da Universidade Federal de Minas Gerais junto ao departamento de psicologia, e Nathalia Oliveira, Socióloga, integrante da Plataforma Brasileira de Política de Drogas e Coordenadora da Iniciativa Negra por Uma Nova Política Sobre Drogas (INNPD)

● Mediadora: Dina Alves, advogada, atriz, Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Católica de São Paulo/PUC e coordenadora do Departamento de Justiça e Segurança Pública do IBCCRIM.

23/11/2018, 19h30 - Palestra: Intervenção militar e ocupação de territórios

Local: Auditório do IBCCRIM, com transmissão online
Objetivo: elaborar reflexões sobre as intervenções militares no Brasil, com especial atenção ao caso do Rio de Janeiro, e a vitimização das mulheres negras que habitam esses territórios marcados pela diáspora africana.

● Palestrantes: Dina Alves, coordenadora do Departamento de Justiça e Segurança Pública do IBCCRIM e doutoranda e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Católica de São Paulo/PUC, Jaqueline Conceição, graduada em Pedagogia, mestre em Educação e articuladora do Coletivo Di Jejê e Mônica Cunha, fundadora do “Movimento Moleque”

● Mediadora : Lorraine Carvalho. Advogada e Pós-Graduada em Direito Penal Econômico.

Espetáculo “Rés”, da Corpórea Companhia de Corpos - Dia 28/11/2018, 21h

Local: Escola de Teatro, Sala R8, na Praça Franklin Roosevelt, n. 210, São Paulo/SP
Ingresso: a Bilheteria será aberta às 20h.
Sinopse: O espetáculo "Rés" tem como temática principal discutir o universo do encarceramento e a produção da vulnerabilidade das mulheres negras no Brasil. Inspirado a partir da inédita pesquisa "Rés negras, judiciário branco", da autora Dina Alves, o espetáculo propõe uma análise artística e poética, através de uma produção em dança, que envolve não apenas a interseccionalidade de raça, classe e gênero, mas também contextualiza as estatísticas que envolvem o sistema de encarceramento em massa.

Palestra: Mulheres negras e as Corporeidades aprisionadas - Dia 30/11/2018, 10h30 às 12h30

Local: Auditório do IBCCRIM
Ementa: Busca-se ampliar as reflexões sobre aprisionamento das mulheres negras no Brasil, num debate que considera a prisão como ideologia de desumanização de corpos negros.

● Palestrantes: Natália Néris, doutoranda em Direitos Humanos, coordenadora da área Desigualdades e Identidades no InternetLab e Pesquisadora do Núcleo de Direito e Democracia do CEBRAP, Suzane Jardim, possui graduação em História, é mestranda em Ensino de História pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP e Valéria Lucia dos Santos, advogada no Estado do Rio de Janeiro.

● Mediadora : Amarílis Costa. Advogada, mestranda em Humanidades Direito e outras Legitimidades pela FFLCH – USP.

Cine Debate: Auto de resistência e pena de morte no Brasil - Dia 30/11/2018, 18:30 às 21h30

Local: Auditório da Defensoria Pública da União (a confirmar)
Sinopse: Busca-se explorar o tema do genocídio negro no Brasil, o papel do poder judiciário e o protagonismo das mulheres negras na luta por justiça, em diálogo com o filme cujo título dá o nome para a mesa.

● Palestrantes: Dina Alves, coordenadora do Departamento de Justiça e Segurança Pública do IBCCRIM. Advogada, atriz e doutoranda e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Católica de São Paulo/PUC, Débora Silva Maria, fundadora do Movimento Mães de Maio e ativista de Direitos Humanos. Isadora Brandão, mestra em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo (2016), defensora Pública do Estado de São Paulo desde 2013 e coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e Igualdade Racial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Natasha Neri, diretora do Auto de Resistência O Filme, documentário sobre a atual Segurança Pública do Rio de Janeiro.

● Mediadora: Andreza Delgado (Campanha 30 dias por Rafael Braga). Graduanda em Direito. Ativista de Direitos Humanos

Serviço: 

1º Novembro Negro do IBCCRIM - Feminismo Negro e Política Criminal
Quando: 9, 23, 28 e 30 de novembro, horários diversos
Gratuito (na peça “Rés”, solicita-se a contribuição no formato “pague o quanto puder”)
Realização: IBCCRIM
Apoio: Corpórea Companhia de Corpos e Defensoria Pública da União em SP

Onde: 
  • Os debates das noites de 9 e 23/11 e da manhã 30/11 serão realizados no Auditório do IBCCRIM, na rua Onze de Agosto, 52 - Centro São Paulo, com transmissão online.
  • O espetáculo "Rés", da Corpórea Companhia de Corpos, será realizado dia 28/11, às 21h, na Escola de Teatro, na Praça Franklin Roosevelt, nº 210, São Paulo.
  • O Cine Debate “Auto de resistência e pena de morte no Brasil" acontece dia 30/11, às 19h30, no Auditório da Defensoria Pública da União, na rua Teixeira da Silva nº 217 – Paraíso, em SP.

Informações e inscrições (exceto para a peça “Rés”): https://www.ibccrim.org.br/

Credenciamento e informações para a imprensa:
Douglas Calixto
imprensa@ibccrim.org.br


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040