INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

IBCCRIM participará de reunião de trabalho com CIDH sobre atuação do GIR, revista vexatória e comunidades terapêuticas

Publicado em 01/10/2018

169º período de sessões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos acontece no Colorado, EUA

O IBCCRIM foi aceito, com organizações parceiras, para participar no dia 2 de outubro de reuniões de trabalho na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre revista vexatória, a atuação do Grupo de Intervenção Rápida, GIR, e, ainda, sobre o contexto das comunidades terapêuticas no Brasil. A reunião acontecerá no Colorado (EUA) e o Instituto será representado pelo seu presidente, Cristiano Maronna.

Em conjunto com o Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria Pública de SP, a Conectas Direitos Humanos, o Instituto Pro Bono e a Associação de Familiares e Amigos de Presos/as (AMPARAR), o IBCCRIM propôs em agosto que uma das audiências temáticas do 169º período de sessões da CIDH tratasse das denúncias de maus tratos e de violência física e psicológica nos presídios de São Paulo. Com o pedido aceito, foram agendadas as reuniões de trabalho.

No documento endereçado ao secretário executivo da CIDH, está detalhada a violência do GIR e da CIR contra as pessoas em privação de liberdade nos presídios paulistas e apresentam relatos de violações das normativas ratificadas pelo Brasil no âmbito do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos. “A atuação desse grupamento evidencia que a pena corporal permanece como punição no sistema penitenciário”, descreve o documento.

[ACESSE O PEDIDO]

        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040