INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

29/8, 19h: Violência contra mulheres em debate gratuito no Seminário Internacional do IBCCRIM

Publicado em 16/08/2018

“Quando existe voz” é o mote da audiência pública promovida pelo IBCCRIM no Hotel Tivolli Mofarrej, em São Paulo, como parte gratuita da programação do tradicional Seminário Internacional de Ciências Criminais

A24ª edição do Seminário Internacional de Ciências Criminais abrirá suas portas para todo o público interessado, de forma gratuita, em sua segunda noite para a Audiência Pública "Quando existe voz: limites e possibilidades no enfrentamento das violências contra as mulheres". O debate acontece no dia 29 de agosto, a partir das 19h, no Hotel Tivolli Mofarrej, em São Paulo.

A Audiência Pública é gratuita e aberta a todas e todos. Não é necessário ser participante do Seminário nem se inscrever previamente para participar da sessão. As discussões terão a participação das expositoras Jackeline Aparecida Ferreira Romio, Marina Ganzarolli, Soraia da Rosa Mendes e Tatiana Perrone, com mediação de Mafoane Odara, do Instituto Avon, com rodadas de perguntas e debates com o público presente.

O conceito “Quando existe voz” integra a campanha do Instituto Avon, que, em parceria com a ONU Mulheres, realiza uma série de atividades para empoderar e alertar todas as mulheres sobre os diferentes tipos de violência. 

O Instituto Avon também desenvolve pesquisas sobre questões que envolvem a violência contra a mulher. Entre as mais recentes, estão os relatórios "O papel do homem na desconstrução do machismo" e "Vozes na internet: desafios e possibilidades no enfrentamento das violências contra as mulheres". Clique aqui e confira as pesquisa do Instituto Avon.

Violência de gênero

A audiência pública acontecerá em um contexto de repercussão geral: de acordo com dados divulgados no 12º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, houve 221.238 registros de violência doméstica no ano de 2017, o que significa que uma média de 606 ocorrências por dia foram enquadradas na Lei Maria da Penha no ano passado.

Como forma de incentivo e fortalecimento da causa, o Instituto Avon também garantiu a participação de 20 mulheres que atuam no enfrentamento da violência de gênero de forma gratuita no 24º Seminário Internacional de Ciências Criminais. Como um dos patrocinadores-master do evento, o Instituto selecionou as 20 bolsistas a partir de sua atuação na defesa dos direitos das mulheres e de seu engajamento em projetos de empoderamento feminino. Além disso, a parceria com o IBCCRIM possibilitará a promoção de um curso gratuito, de 10 de setembro a 12 de dezembro, para advogadas e advogados, com foco no aprimoramento do atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. As inscrições devem ser feitas no site do IBCCRIM: www.ibccrim.org.br

30/8: mais uma audiência pública gratuita

Nos últimos anos, o IBCCRIM adotou a prática de realizar uma ou duas audiências públicas durante seu Seminário Internacional, prestigiado e concorrido entre profissionais, docentes e estudantes da área criminal.

O objetivo do debates no período noturno é ampliar o acesso às discussões mais atuais e difundir o conhecimento no campo para quem não tem disponibilidade ou condições de participar da programação completa do Seminário. Além de debater temas urgentes para as ciências criminais, as audiências públicas permitem que profissionais, pesquisadoras, pesquisadores, estudantes e ativistas encontrem-se e ampliem suas redes de articulação, para promover o intercâmbio de informações e a formação de parcerias, potencializando assim a incidência no campo da Justiça Criminal.

Na noite de 30 de agosto, quinta-feira, às 19h o tema da audiência pública será "Segurança pública e violações de direitos: impactos da Intervenção Federal do Rio de Janeiro para o Brasil", no mesmo local. Clique aqui e veja a programação completa do Seminário

Confira o currículo das debatedoras da Audiência Pública

Jackeline Aparecida Ferreira Romio

Doutora em Demografia pela Unicamp, tem experiência na área de Demografia, com ênfase em população, saúde e violência, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade feminina, feminicídios, violência, saúde sexual e reprodutiva, feminismo e estudo das relações de raça, gênero e classe. 

Marina Ganzarolli

É advogada, cofundadora da Rede Feminista de Juristas e parceira da CAMPANHA #ELIANAPORTODASELAS

Soraia da Rosa Mendes 

É Doutora em Direito, Estado e Constituição, UnB. Mestre em Ciência Política, UFRGS. Professora universitária. Advogada em Brasília. Coordenadora Nacional do CLADEM/Brasil.

Tatiana Perrone

Mestra em Ciência Social (Antropologia Social) pela USP, atualmente é doutoranda em Antropologia Social na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como pesquisadora no Núcleo de Antropologia do Direito (Nadir/USP) e no Núcleo de Pesquisa do IBCCRIM. 

Mediação:

Mafoane Odara, psicóloga e coordenadora do Instituto Avon.

Serviço

Audiência Pública: "Quando existe voz: limites e possibilidades no enfrentamento das violências contra as mulheres"

Quando: 29 de agosto de 2018, a partir das 19h, na ocasião do 24° Seminário Internacional de Ciências Criminais.

Onde: Hotel Tivoli Mofarrej - Sala Jardins. Al. Santos, 1.403, São Paulo (perto do metrô Trianon/MASP).

Entrada livre e gratuita

Informações, inscrições e credenciamento de imprensa:
www.ibccrim.org.br/seminario24

Informações para a imprensa e agendamento de entrevistas:

Cristina Uchôa e Douglas Calixto - Núcleo de Comunicação - IBCCRIM
imprensa@ibccrim.org.br

+55 11 3111-1040, r. 113 | +55 11 98999-5555


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040