INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

16/05: monografia “Humanizar e expandir”, de Adalton Marques, será lançada com debate no IBCCRIM

Publicado em 07/05/2018

Projeto “Biblioteca Convida” será realizado na noite de 16 de maio, às 18h, com o autor da mais nova monografia selecionada para a Coleção do IBCCRIM

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) promove no dia 16 de maio, quarta-feira, às 18h, o lançamento do novo título da Coleção de Monografias do IBCCRIM: a tese “Humanizar e expandir — uma genealogia da segurança pública em São Paulo”, escrita pelo pesquisador Adalton Marques.

Doutor em Antropologia Social pela UFSCar, Adalton apresentará os resultados de sua pesquisa sobre o surgimento, durante a ditadura militar, de uma razão democrática e humanista na segurança pública do Estado de São Paulo. Na obra, o autor analisa como as políticas paulista e federal de direitos humanos e de segurança pública foram construídas após o Massacre do Carandiru.

O evento é gratuito e integra o calendário do projeto "Biblioteca Convida" — nova iniciativa do IBCCRIM para reunir autores e autoras para debate aberto com o público. As inscrições podem ser feitas com antecedência até o esgotamento das vagas (35 presenciais). Para inscrições, clique aqui.

A mediação do debate será feita pela Coordenadora Adjunta da Biblioteca do IBCCRIM Laís Silva Vieira, mestranda em Ciências Sociais pela Unifesp e membro do Grupo de Pesquisa sobre Cidadania Violência e Administração da Justiça. Frederico de Almeida, professor da Unicamp e Coordenador do Departamento de Monografias, será o debatedor, junto com Adalton Marques.

Após a apresentação e debate com o público, cinco exemplares impressos serão sorteados entre o público presente no local do evento: o auditório do IBCCRIM, em São Paulo, na rua Onze de Agosto, 52, 2º andar.

Nas próximas semanas, o livro "Humanizar e expandir" será entregue a todas as pessoas associadas do IBCCRIM e estará disponível na biblioteca do instituto - tanto na versão impressa quanto online - para consulta de associadas e associados ou visitantes que participem do “Biblioteca Cidadã”. Clique aqui e conheça mais do projeto.

Sobre a coleção de monografias

"Humanizar e expandir", de Adalton Marques, é a vencedora da seleção de monografias por meio da chamada de fluxo contínuo do ano de 2017, após um rigoroso processo de avaliação, realizado pelo prof. Dr. Frederico de Almeida, professor da Unicamp e Coordenador do Departamento de Monografias do IBCCRIM. “A tese de Adalton reforça o papel que o IBCCRIM tem desempenhado ao longo dos últimos 25 anos no incentivo à produção científica e no diálogo público com governos, universidades e sociedade sobre temas urgentes das ciências e das políticas criminais", afirma Frederico, na apresentação do livro.

A seleção de trabalhos a serem publicados na coleção de monografias do IBCCRIM passou a ser realizada de duas formas a partir de 2017: o tradicional Concurso de Monografias em Ciências Criminais, realizado anualmente, passou a premiar três trabalhos, necessariamente resultantes de pesquisas de Pós-Graduação Strito Sensu, e um processo alternativo de seleção, com uma chamada de trabalhos para submissão em sistema de fluxo contínuo, selecionava outras, com requisitos diferentes.

Em 2018, o Concurso principal segue com os mesmos critérios de 2017 e essa outra seleção passará a ser realizada na forma de chamada temática, por meio de edital a ser publicado ainda no primeiro semestre.

Sobre o projeto Biblioteca Convida

O lançamento da monografia “Humanizar e expandir” é o segundo evento da série organizada pelo projeto “Biblioteca Convida” do IBCCRIM. Organizada por Renato Watanabe de Morais, que coordena o Departamento de Biblioteca do Instituto, a iniciativa tem como objetivo apresentar autores e autoras de livros relevantes para as Ciências Criminais, abrindo o espaço do IBCCRIM para que o público possa conhecer o debate contemporâneo sobre os principais assuntos da área.

O primeiro encontro do ‘Biblioteca Convida’ acontece no dia 11 de maio, sexta-feira, às 18h, com o lançamento do livro “O que é Encarceramento em Massa?”, escrito pela pesquisadora Juliana Borges.

Sobre o autor

Adalton Marques é professor do Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou sua pesquisa de mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), da qual resultou o livro “Crime e proceder: um experimento antropológico” (Alameda Editorial, 2014). Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É coordenador do Krisis - Laboratório de Antropologia, Filosofia e Política (UNIVASF), pesquisador do Hybris - Grupo de Estudo e Pesquisa em Relações de Poder, Conflitos e Socialidades (USP/UFSCar) e do NuAP - Núcleo de Antropologia da Política (Museu Nacional, UFRJ). 

Serviço:
Biblioteca Convida — IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais)
Lançamento do livro “Humanizar e expandir”, Adalton Marques
Data: 16 de Maio de 2018 às 18h
Endereço: Rua Onze de Agosto, 52, 2º andar, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas (vagas presenciais limitadas) no link: https://www.ibccrim.org.br/eventos


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040