INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

IBCCRIM: inscrições abertas para Curso Internacional sobre Compliance

Publicado em 27/04/2018

Em parceria com a Universidade de Coimbra, curso começa em 6 de junho, destinado a profissionais graduados/as; aulas serão em São Paulo, transmitidas para turma à distância

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e o Instituto de Direito Penal Económico e Europeu (IDPEE), ligado à Universidade de Coimbra, em Portugal, promovem entre 6 de junho e 3 de agosto a primeira edição de seu Curso Internacional sobre Compliance, com apoio do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), que será a sede das atividades.

As aulas serão ministradas em São Paulo e, no ato da matrícula, os participantes poderão escolher se desejam fazer o curso presencial ou pela modalidade à distância, com participação ao vivo, nas aulas que acontecem às quartas, quintas e sextas-feiras, das 18h30 às 21h30.

Para inscrições, acesse o link: https://www.ibccrim.org.br/compliance18/inscricao

Voltado para profissionais que atuam em campos administrativos e financeiros, como bacharéis em Direito, Administração ou Economia, o curso discutirá mecanismos para que empresas e organizações previnam a ocorrência de delitos econômicos.

Corpo docente

Anabela Miranda Rodrigues, Maria João Antunes e Nuno Brandão são os nomes confirmados pela Universidade de Coimbra para ministrar a parte internacional do curso, conduzindo três aulas cada. Entre os mais de 10 nomes de docentes nacionais, estão profissionais com grande experiência no exercício e na docência de Direito Penal Econômico e outras áreas relacionadas ao Compliance.

As aulas abordarão sistemas de denunciação interna, responsabilidades penal e administrativa da pessoa jurídica, acordos de leniência, lei anticorrupção, compliance concorrencial, entre outros temas atuais.

“O compliance se disseminou na cultura jurídica e corporativa, sendo essencial ao profissional destas áreas o entendimento das normas e o conhecimento dos procedimentos necessários para a adoção de medidas preventivas que mitiguem os riscos de punição”, afirma Rafael Serra, coordenador dos cursos IBCCRIM-Coimbra.

Orientação final

Como em outros cursos feitos em parceria com a Universidade de Coimbra, o IBCCRIM oferecerá aos alunos e alunas uma aula sobre metodologia científica, para a construção do trabalho final, além de orientação personalizada para o planejamento desse texto de conclusão de curso. Dessa forma, o Instituto pretende aproximar o universo científico e de pesquisa de profissionais afastados do campo. “A orientação na elaboração do trabalho final será feita por especialistas que contribuirão para o desenvolvimento do raciocínio crítico sobre o tema”, afirmou Serra.

Nesta edição do curso Internacional IBCCRIM-Coimbra, mais uma vez será aplicada a regra de transparência e publicidade para selecionar orientadoras e orientadores, que também trabalharão na correção dos trabalhos, por meio de edital público, lançado em meados do cronograma do curso. Cada profissional deverá ter graduação acadêmica de mestrado, no mínimo, e poderá orientar um número máximo de estudantes, bem como corrigir um número máximo de trabalhos.

Local e investimento

As aulas serão ministradas no auditório do IASP, localizado na Avenida Paulista nº 1294, próximo à estação de metrô Trianon-Masp, em São Paulo/SP. Para estudantes da modalidade à distância, será necessário acompanhar ao vivo a transmissão das aulas, oportunidade em que será possível enviar perguntas aos professores e professoras.

Com duração de três meses e oferecendo toda a estrutura necessária para o aproveitamento das atividades, o investimento para o curso varia entre as modalidades presencial e à distância. Associados e associadas do IBCCRIM têm condições especiais de pagamento.

Serviço

Curso Internacional sobre Compliance

Data: De 6 de junho a 3 de agosto

Horário: quartas a sextas-feiras, das 18h30 às 21h30

Local: Auditório do IASP – Av. Paulista, 1294 – 19º andar (próximo à estação Trianon-Masp) ou modalidade à distância (online)

Mais informações e inscrições em: www.ibccrim.org.br/compliance18


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040