INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Livro “Drogas: desafios contemporâneos” será lançado dia 3/5 em SP e dia 8/5 em Goiânia

Publicado em 24/04/2018

Obra reúne artigos em português e em espanhol sobre as questões atuais para o entendimento jurídico das drogas

O livro “Drogas: desafios contemporâneos” (Editora D'Plácido, 463 pgs.) terá dois eventos de lançamento no mês de maio. Em São Paulo, no dia 3/5, a partir da 19h, no Auditório do Prédio Histórico da Faculdade de Direito da USP — Largo São Francisco, 95; e em Goiânia, dia 8/5, também a partir das 19h, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Praça Universitária — Setor Leste Universitário.

Com artigos em português e espanhol, a obra apresenta uma ampla e plural discussão sobre política criminal e segurança pública no âmbito das drogas. A partir dos resultados de pesquisas desenvolvidas em cinco países (Bélgica, Brasil, Chile, Espanha e Portugal), autores e autoras analisam — em termos teóricos e práticos — o entendimento jurídico das drogas.

Organizado por Sergio Salomão, Xavier Arana, Franciele Silva Cardoso e Bartira Macedo de Miranda, “Drogas: desafios contemporâneos” é resultado de parceria entre a editora D’Plácido, o IBCCRIM, a Plataforma Brasileira de Política de Drogas, o Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas da UFG, o Instituto Vasco de Criminologia e a Universidad del País Vasco.

Drogas: desafios contemporâneos”

O livro dá continuidade ao clássico da área: “Drogas: uma nova perspectiva”, publicado no Brasil na série de Monografias do IBCCRIM, que teve a organização do professor Sérgio Salomão Shecaira.

Para os organizadores, o tema das políticas de drogas exige esforço de investigação, de troca de experiências e de constante diálogo a fim de possibilitar a superação de modelos e práticas arcaicas, cujos resultados, além de ineficazes, têm provocado mais violência.

“Esperamos que este livro possa trazer relevante contribuição para a tardia revisão e superação da guerra às drogas, pois a abordagem racional, objetiva e desmistificada das drogas é fundamental para a cessação da violenta marginalização e criminalização de toda a multiplicidade de atores sociais envolvidos na cadeia de produção-circulação-uso de substâncias entorpecentes”, afirmam os organizadores, na apresentação do livro.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040