INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

11/5: evento gratuito no IBCCRIM promove debate sobre a obra ?O que é Encarceramento em Massa?? de Juliana Borges

Publicado em 24/04/2018

Projeto “Biblioteca Convida” será realizado na noite de sexta-feira, 11 de maio, às 18h, com a presença da autora e sessão de autógrafos

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) promove no dia 11 de maio, sexta-feira, às 18h, novo evento de lançamento do livro “O que é Encarceramento em Massa?”, escrito pela pesquisadora Juliana Borges. O evento inaugura o projeto “Biblioteca Convida” — nova iniciativa do IBCCRIM para reunir autores e autoras para debate aberto com o público.

“O que é Encarceramento em Massa?” (Editora Letramento, 144 páginas) faz parte da coleção "Feminismos Plurais", organizada pela filósofa Djamila Ribeiro. No livro, Juliana Borges discute pesquisas dos principais movimentos negros sobre o sistema de justiça criminal, e as interfaces com o fenômeno de encarceramento em massa, o racismo e o machismo. A autora passeia pelos trabalhos de intelectuais e ativistas negros como Sueli Carneiro, Angela Davis, Achille Mbembe, Vilma Reis e Ana Flauzina, entre outros, para refletir sobre a grave crise sistêmica que reorganiza e aprofunda as opressões de raça, gênero e classe. 
Após a apresentação e debate com o público no “Biblioteca Convida”, a autora participará de uma sessão de autógrafos. O evento é gratuito e acontece no Auditório do IBCCRIM, em São Paulo, na rua Onze de Agosto, 52, 2º andar.

As inscrições podem ser feitas com antecedência no site do Instituto até o esgotamento das vagas (35 presenciais, online ilimitadas).
Para inscrições, clique aqui.

Sobre o projeto Biblioteca Convida

O lançamento do livro “O que é Encarceramento em Massa?” inaugura uma série de eventos organizados pelo projeto “Biblioteca Convida” do IBCCRIM. Organizada por Renato Watanabe de Morais, que Coordena o Departamento de Biblioteca do Instituto, a iniciativa tem como objetivo apresentar autores e autoras de livros relevantes para as Ciências Criminais, abrindo o espaço do IBCCRIM para que o público possa conhecer o debate contemporâneo sobre os principais assuntos da área.

Nas próximas semanas, o IBCCRIM divulgará a agenda dos próximos convidados do projeto.

Sobre a autora

Juliana Borges é pesquisadora em Antropologia na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) e foi assessora da Secretaria de Governo Municipal e Secretária-Adjunta da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é colunista do Justificando, do site Carta Capital, e escreve no Blog da Boitempo, na Fundação Perseu Abramo e na Revista Fórum.

Para a pesquisadora, “não há como discutir sistema de justiça criminal no Brasil sem discutir de modo interseccional raça, gênero, temáticas como violência e a problematização sobre a perpetuação das desigualdades”. Leia uma entrevista exclusiva da autora para o site do IBCCRIM: https://www.ibccrim.org.br/noticia/14327-Entrevista-Juliana-Borges-primeira-autora-convidada-da-serie-Biblioteca-Convida

Serviço:
Biblioteca Convida — IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais)
Lançamento do livro “O que é Encarceramento em Massa”, Juliana Borges
Data: 11 de Maio de 2018 às 18h
Endereço: Rua Onze de Agosto, 52, 2º andar, São Paulo, SP
Inscrições gratuitas (vagas limitadas) no linkhttps://www.ibccrim.org.br/eventos


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040