INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

IBCCRIM participa de audiência pública no STF sobre direito ao esquecimento

Publicado em 08/06/2017

Debate acontece nesta segunda-feira, 12/6, em Brasília

O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) foi habilitado para participar de audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a aplicabilidade do chamado "direito ao esquecimento", na esteira de um Recurso Extraordinário que recebeu repercussão geral na Corte.

A audiência pública acontece nesta segunda-feira, 12 de junho, a partir das 9h. A participação do IBCCRIM foi confirmada no dia 6 de junho (clique aqui para acessar o despacho). O Instituto será representado na audiência pelo associado Gustavo Mascarenhas, advogado. A atuação do IBCCRIM junto ao STF é organizada pelo Departamento de Amicus Curiae do Instituto, coordenado por Mauricio Stiegmann Dieter.

O debate foi convocado pelo Ministro Dias Toffoli, relator do Recurso Extraordinário nº 1.010.606 -RJ, no qual se suscita a possibilidade da vítima de um crime, de seus familiares e/ou de pessoas sentenciadas invocarem a aplicação do direito ao esquecimento na esfera civil, uma vez que a exposição, sobretudo midiática, pode prejudicar o processo de superação das experiências traumáticas vividas.

Acesse aqui o pedido de participação na audiência pública apresentado pelo IBCCRIM


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040