INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

RBCCRIM sobe para conceito ?A? na classificação CAPES/Qualis

Publicado em 06/04/2017

Ranking que avalia publicações científicas nacionais confirmará mudança de conceito da Revista Brasileira de Ciências Criminais para o conceito A2 ou mesmo A1 até o fim de abril

A Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCRIM) subirá de conceito na classificação feita pela CAPES/Qualis para os periódicos científicos do país. A Revista, que desde 2015 tem classificação no conceito B1, já teve sua reclassificação confirmada para um nível acima na última comunicação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sobre a atualização da tabela para 2017. Na comunicação, a RBCCRIM aparece com a mudança indicada para A2 ou A1, o que indica que pode até mesmo ocorrer um salto da categoria B1 direto para A1. A classificação tem a seguinte ordem decrescente: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

“É uma importante conquista, fruto de um conjunto de esforços que incluem as coordenações e equipes da Revista, assim como funcionários e funcionárias do Núcleo de Publicações do Instituto”, afirma Cristiano Maronna, presidente do IBCCRIM.

“É o resultado de um longo trabalho, que envolve muitas pessoas, dentre as quais precisamos destacar Marina Pinhão Coelho Araújo, que coordenou a RBCCRIM na gestão 2015-2016 e colhe agora esse resultado, e Mariângela Magalhães, que assume a liderança da RBCCRIM na atual gestão já com a experiência acumulada na coordenação do nosso Boletim em anos passados”, completa Cristiano.  

Mariângela Gama de Magalhães Gomes, atual coordenadora-chefe da RBCCRIM, afirma que irá trabalhar para manter o nível de excelência da Revista. “Além de compartilhar essa alegria, para mim isso traz a grande responsabilidade de manter a nossa Revista nesse patamar e continuar levando aos leitores o que há de mais atual e importante nesse campo e, se possível, dar a ela ainda maior inserção nos centros de pesquisas do Brasil e do exterior”, diz. “Essa conquista é motivo de muita alegria especialmente para a coordenação da própria Revista, liderada no último biênio pela Dra. Marina Pinhão Coelho Araújo, que assumiu a responsabilidade de colocar a RBCCrim oficialmente no seleto grupo das revistas acadêmicas mais prestigiadas do país”, afirma Mariângela.

Sobre a RBCCRIM

A RBCCRIM é publicada há 25 anos pelo IBCCRIM em parceria com a Revista dos Tribunais. Hoje, ela é publicada mensalmente, com tiragem de 700 exemplares, e vendida sob ampla demanda nas principais livrarias jurídicas do país. O IBCCRIM publica em seu site, para acesso de associadas e associados, os resumos dos artigos depois de iniciada sua circulação no mercado.

Os critérios, rigorosos, para seleção de artigos, estão permanente disponíveis na página dedicada à revista no site do Instituto. Em 2017, além da chamada regular de artigos para a RBCCRIM, estão previstos seis dossiês temáticos na publicação: a edição 128, de fevereiro, trouxe um conjunto de artigos sobre Criminologia e Processo Penal; o número 129, de março conta com textos sobre encarceramento em massa; o terceiro dossiê, a ser publicado em abril, reunirá textos sobre Letalidade Policial; já a edição 131, de maio, terá um dossiê sobre Dogmática e História do Direito Penal; o penúltimo dossiê, previsto para agosto, abordará o tema da Corrupção e os Direitos Humanos; e o sexto, que deve circular em setembro, será sobre Direito penal, Criminologia e Racismo. A chamada de artigos para essa edição está aberta até o dia 2 de maio. Acesse.

Sobre a CAPES/Qualis

A CAPES é ligada ao Ministério da Educação e avalia regularmente as publicações acadêmicas do país. Dentre os critérios de classificação há o fator de impacto, a indexação dos periódicos em bases de dados internacionais e a circulação dos veículos.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040