INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

IBCCRIM estabelece novas regras para publicação de monografias

Publicado em 07/03/2017

Além do Concurso de Monografias, Instituto passa a aceitar outras propostas de produção científica

Com o objetivo de difundir amplamente o conhecimento no campo das ciências criminais, o IBCCRIM vem publicando, desde 1997, monografias científicas, com obras de reconhecido valor, muitas delas fruto de dissertações de mestrado e doutorado, produzidas em renomadas universidades brasileiras e estrangeiras.

Com a iniciativa, procura-se dar divulgação a trabalhos destacadamente interdisciplinares de inegável qualidade científica, que encontram nessa coleção o espaço merecido, muitas vezes não proporcionado pelo mercado editorial. Há dois processos de seleção de trabalhos a serem publicados na coleção de monografias do IBCCRIM.

O primeiro é o Concurso de Monografias de Ciências Criminais, realizado anualmente há mais de 20 anos. Nesse concurso, os trabalhos recebidos pela Comissão Julgadora serão exclusivamente aqueles resultantes de dissertações de mestrado e teses de doutorado, ou produzidos para concursos de carreira docente (livre-docência, titularidade, etc), cuja temática se inscreva nas áreas relacionadas às ciências criminais (direito, criminologia, sociologia, antropologia, ciência política, psicologia, história, serviço social, entre outras). Os trabalhos resultantes de monografias de conclusão de cursos de extensão, de graduação e de pós-graduação lato sensu não serão aceitos. Os(as) autores(as) que desejarem submeter seus trabalhos à avaliação, deverão fazê-lo no período regular de inscrições do concurso anual, a ser divulgado em momento oportuno, observadas as normas do edital do certame. São premiadas três monografias a cada ano, todas elas publicadas ao longo do segundo semestre do ano, sendo a primeira colocada do concurso publicada em versão impessa, e as demais em versão digital. Os(as) interessados(as) poderão obter mais informações por meio do endereço eletrônico concursodemonografia@ibccrim.org.br

O segundo processo de seleção de trabalhos a serem publicados na coleção de monografias se dá por fluxo contínuo, podendo os(as) autores(as) submeterem a qualquer tempo seus trabalhos, que serão avaliados por pareceristas independentes. Nessa modalidade, os trabalhos não precisam ser necessariamente resultados de mestrados ou doutorados, podendo incluir também ensaios e coletâneas de temática específica, trabalhos de conclusão de pós-graduação lato sensu e de extensão; não serão aceitos trabalhos de conclusão de curso de graduação. Por esse processo, pretende-se publicar ao menos outras três monografias ao longo do primeiro semestre do ano seguinte, sendo uma delas a ser indicada pela Coordenação do Departamento de Monografias à escolha da Diretoria Executiva para publicação em versão impressa, e as demais em versão digital. Os(as) autores poderão submeter seus trabalhos por meio do endereço eletrônico monografia@ibccrim.org.br, observadas as mesmas exigências de formatação dos textos constantes do edital do Concurso de Monografias.

Em ambos os processos de seleção de trabalhos para publicação, as monografias são submetidas a um processo de avaliação pelo sistema double blind review, por pareceristas independentes. No caso das publicações submetidas em fluxo contínuo, mesmo diante de pareceres favoráveis, a decisão final de publicação dos trabalhos ficará a critério da Coordenação do Departamento de Monografias, que deverá observar a disponibilidade de recursos e o cronograma de publicações já previstas para o semestre subsequente.

Clique aqui para visualizar a Proposta de política de publicação de monografias.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040