INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

II Colóquio Internacional Justiça Juvenil na Contemporaneidade acontece de 07 a 10/11 em Porto Alegre-RS

Publicado em 11/07/2016

O IBCCRIM apoia o II COLÓQUIO INTERNACIONAL JUSTIÇA JUVENIL NA CONTEMPORANEIDADE, evento de produção e composição científica com alcance internacional cujo objetivo centra-se em fomentar a discussão, não apenas no âmbito acadêmico, visando à aplicabilidade nas práticas sociais de pessoas que atuam no campo dos adolescentes envolvidos com a Justiça e a violência. Aprofunda-se a reflexão sobre a temática dos adolescentes envolvidos com a prática de ato infracional e a intervenção do Estado em suas vidas.

Para tanto, enfocam-se diferentes dilemas e perspectivas de contemporaneidade, com os quais a temática se relaciona e enfrenta na atualidade. Temas como violência, projetos de redução da idade de responsabilidade penal, gênero e sexualidade, processo penal juvenil e violência policial, entre outros, são abordados por diferentes interlocutores em um esforço de desvelar a complexidade que a realidade revela.

Resultado da sistematização dos trabalhos realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos anos de 2014 e 2015, bem como dos constantes intercâmbios e trocas de experiências entre as pessoas que atuam na pesquisa acadêmica e as que atuam em práticas com adolescentes envolvidos com a violência e justiça, no ano de 2016 o Colóquio terá a sua 3ª edição.

Minicursos (2 manhãs):

CPCA Lomba do Pinheiro – Justiça restaurativa
Gislei Domingas Lazzarotto – Acompanhamento Juvenil
Mariana Py Capellari– Teses defensivas e advocacia
Fernando Amador – Saúde do Trabalhador
Karine Santos – Educação social (O educador e os desafios metodológicos da prática social)

Grupos de trabalho:
O horário de funcionamento dos Grupos de Trabalho será das 14h às 17h30. Um GT comporta a exposição de até 8 trabalhos, seguidos de considerações pelos Coordenadores e demais presentes, bem como um intervalo após 1h30 de apresentação de trabalhos. Exposição de 4 trabalhos – debates – intervalo – exposição de 4 trabalhos – debates.

GT 1: Criminologia e violência
GT 2: Violência, gênero e adolescência
GT 3: Educação social e medidas socioeducativas
GT 4: Adolescentes e saúde mental
GT 5: Métodos alternativos de resolução de conflitos
GT 6: Processo e sistema de justiça juvenil
GT 7: Instituições da justiça juvenil e do sistema socioeducativo

Conferências:
Conferência de abertura:
Justiça juvenil na contemporaneidade: conjuntura e panorama geral latino-americano
Jaime Couso, Irene Rizzini e Ana Paula Motta Costa (mediação).

Conferência 2:
Intervenção socioeducativa no meio aberto
Maria de Lourdes Grasci, Leoberto e Liana de Paula, Carmem Craidy (mediação)

Conferência 3:
Opressões específicas e sistema de justiça juvenil
Débora Diniz, Dominique Duprez, Guacira Lopes Louro, Douglas Belchior.

Conferência 4:
Da proibição à legalidade: tráfico e medicalização
Paulo Malvasi e Maria Cristina Vicentin.

Conferência 5:
Justiça Penal Juvenil
Giancarlo Silkunas e Karyna Sposato.

Conferência final:
O Estado e os adolescentes em Conflito com a Lei
Emilio Garcia Mendez, Riccardo Cappi, Jaqueline Sinhoretto.

Edital de Chamada de Trabalhos para II Colóquio Internacional de Justiça Juvenil 2016:

A participação no II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE JUSTIÇA JUVENIL 2016 ocorrerá por meio de apresentação de trabalho científico que aborde o sistema de justiça juvenil e as práticas envolvendo adolescentes em situação de violência, na forma de comunicação oral. Os trabalhos serão apresentados nas sessões de um dos Grupos de Trabalho (GT) do Colóquio supramencionados.

1. Podem apresentar propostas pesquisadores, mestres(as) e doutores(as) vinculado(as) ou não a instituições de ensino e centros de pesquisa, estudantes de graduação e/ou pós-graduação.

2. A proposta deve ser enviada por meio de resumo expandido até 05 de setembro de 2016, ao endereço eletrônico coloquiovivo@gmail.com, com identificação no campo assunto do GT escolhido.

3. O resumo de trabalho submetido para comunicação oral deverá apresentar, em até 500 palavras, os objetivos da pesquisa, os apontamentos centrais e eventuais resultados (ou conclusões) do trabalho.

4. O resumo deve ser enviado em dois arquivos em formato Word (.doc): 1) sem qualquer identificação de autoria, e 2) com uma página de rosto com identificação da autoria (nome completo, titulação, instituição de origem, e-mail).

5. Os arquivos devem adotar as seguintes indicações: Formato A4 e espaçamento entre linhas de 1,5; fonte Times New Roman, tamanho 12; título em Português: fonte Times New Roman, tamanho 14, centrado, em negrito; palavras-chave (de 3 a 5) e indicação do Grupo de Trabalho de alocação, cujas temáticas encontram-se definidas no site do evento.

6. A lista dos resumos selecionados para apresentação será divulgada a partir do dia 10 de outubro de 2016, no site evento (www.coloquiointernacionaljj.com.br) e por meio de correspondência eletrônica para os endereços informados pelos(as) proponentes.

7. A carta de aceite será enviada para autores(as) dos trabalhos selecionados até o dia 15 de outubro de 2016.

8. Os(as) autores(as) dos trabalhos selecionados para exposição oral deverão submeter, até o dia 31 de outubro de 2016, um texto de apresentação, de 4 à 5 páginas, com o conteúdo básico de sua apresentação, que não deverá ultrapassar 15 minutos.

9. É facultado submeter, em lugar do texto de apresentação, uma versão de artigo científico derivado da pesquisa. O envio do artigo científico deve ser feito no mesmo prazo, 31 de outubro de 2016.

10. Os coordenadores de cada Grupo de Trabalho recomendarão 1 (um) trabalho por grupo para publicação no livro do evento.

11. O(a) autor(as) ou autores(as) do trabalho recomendado terão até o dia 05 de dezembro de 2016 para enviarem seus artigos científicos (de 10 a 15 páginas) completos para publicação no livro do evento.

12. Caso não sejam enviados resumos suficientes para a realização de Grupo de Trabalho, a coordenação se reserva no direito de unir Grupos de Trabalho que possuam temáticas semelhantes, o que será informado aos participantes com antecedência.

05 de setembro | Prazo final para envio de resumos

10 de outubro | Divulgação dos resumos selecionados

31 de outubro | Prazo final para envio do texto de apresentação ou artigo científico

05 de dezembro | Prazo final para envio do artigo científico selecionado pelos coordenadores do GT para compor o livro do evento

Saiba mais: http://www.coloquiointernacionaljj.com.br/


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040