INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Gratuito e destinado a estudantes, o Laboratório de Ciências Criminais tem duração de um ano e acontece em cinco cidades brasileiras.

Publicado em 21/10/2015

O Laboratório de Ciências Criminais é um curso de formação com duração de um ano, destinado a estudantes de Direito e Ciências Humanas em geral. Por meio de aulas expositivas, dialogadas e interativas, o estudante é estimulado a analisar situações atuais das ciências criminais a partir da perspectiva das diversas disciplinas. Além disso, há o incentivo à iniciação científica pelo desenvolvimento de pesquisas temáticas, com acesso às metodologias adequadas à investigação em ciências criminais.

Além dos três Laboratórios no estado de São Paulo (capital, Santos e Ribeirão Preto), a iniciativa está presente em Salvador (BA) e em Maceió (AL) - havendo um projeto para expandi-la a todas as coordenadorias regionais e estaduais do IBCCRIM, que hoje são 23. Com exceção de Ribeirão Preto, que conta com seu próprio cronograma, o curso é gravado na sede do IBCCRIM, na cidade de São Paulo, e transmitido para as outras unidades, que costumam ficar estabelecidas em faculdades onde os coordenadores lecionam.

Para participar, os alunos do curso de Direito devem ter cursado, no mínimo, dois semestres de Direito Penal, além de estarem matriculados no máximo até o 9º semestre.

Processo seletivo:

O processo seletivo da cidade de São Paulo acontece na sede do IBCCRIM, na Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar – Centro.
O das outras unidades acontece no local do curso, a ser definido por cada coordenador.

Os interessados são submetidos à uma seleção composta por duas fases:

1ª) dissertação geralmente envolvendo um caso sobre ciências penais,
2ª) entrevista na qual o currículo e o posicionamento acadêmico/político do estudante são avaliados pelo coordenador.

As inscrições são abertas no começo de cada ano e as aulas são iniciadas em março.

Curso gratuito – o participante deve apenas ser associado ao IBCCRIM na modalidade “estudante” para que tenha acesso à Biblioteca do Instituto.

Informações: (11) 3111-1040 ramal 178 | laboratorio@ibccrim.org.br


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040