INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Campanha por um Tratado Global de Armas

Publicado em 07/05/2012

07/05/12

A campanha “Fala aí: controle de armas já!” (do inglês “Speak out: control arms now!”), da coalizão global Control Arms para que se crie um tratado global que regule as transferências internacionais de armas, o Tratado Global sobre o Comércio de Armas, está entrando em sua terceira etapa.

A campanha “100 dias para falar” é uma contagem regressiva para as negociações do ATT, que acontecerão de 2 a 27 de julho, na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Esses últimos 100 dias antes das negociações são a última chance para garantir que os governos levem em conta a vontade da sociedade por um ATT humanitário e eficaz. Agora, mais do que nunca, precisamos soltar a voz!

Durante 100 dias, a Control Arms vai publicar em seu site histórias, depoimentos e testemunhos sobre experiências pessoais com a violência armada. Entre no site oficial da campanha (http://speakout.controlarms.org/) e assine a petição virtual. Você pode também contar a sua história ou convidar amigos para dar seu testemunho.

Os depoimentos podem ser enviados em formato de texto, vídeo ou arquivo sonoro. Use as redes sociais para divulgar a campanha e conscientizar sobre a necessidade de controlar o comércio global de armas.

A criação de um Tratado Global sobre o Comércio de Armas pretende evitar a venda de armas e munições quando há risco significativo de que elas sejam usadas em violações do direito humanitário internacional, da lei internacional dos direitos humanos, e aumentem a violência armada ou prejudiquem o desenvolvimento socioeconômico; permita a responsabilização de governos nos casos de descumprimento do direito internacional e da Carta das Nações Unidas; inclua todas as armas e munições, todas as transferências e transações; e inclua parâmetros para sua plena implementação, acompanhamento, cooperação internacional, cumprimento e responsabilização.

Hoje, os países produzem e comercializam armas, munições e outros equipamentos bélicos sem que haja qualquer tipo de regulamentação ou controle adequado. Este fato causa transtornos, afeta a vida de milhões de pessoas e provoca a morte de milhares. No Brasil, as armas de fogo são rsponsáveis pela morte de quase 35 mil pessoas por ano – quase 100 por dia. Se a produção e a comercialização de produtos como alimentos e remédios é controlada, portanto, armas, munições e equipamentos bélicos, que são produtos letais, também devem ser.

Clique para participar da campanha “Fala aí: controle de armas já” (em inglês)

Leia também

Por um Tratado Global de Armas

Fonte:  vivario.org


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040