INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

O IBCCRIM comunica a nova classificação da Revista Brasileira de Ciências Criminais – RBCCRIM – no Sistema CAPES/QUALIS

Publicado em 12/12/2011

É com grande satisfação que o IBCCRIM, em conjunto com a Editora Revista dos Tribunais, comunica a nova classificação da Revista Brasileira de Ciências Criminais – RBCCRIM, no Sistema CAPES/QUALIS.

Conforme carta entregue pela Editora ao Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, o conceito do periódico RBCCRIM sofreu considerável aprimoramento no ano de 2011, de B3 para A2, atingindo assim o nível de excelência.

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior) para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Este processo foi concebido para atender às necessidades específicas do sistema de avaliação, e é baseado nas informações fornecidas por meio do aplicativo Coleta de Dados. Como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção. (*)

A estratificação da qualidade dessa produção é realizada de forma indireta. Dessa forma, o Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise da qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos. (*)

A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade - A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C - com peso zero. (*)

Conforme carta assinada pelo presidente da Editora, Antonio Belinello, “(...) desde o último ano a RT vem introduzindo várias mudanças em seus periódicos. Tanto na aparência quanto em seu conteúdo, as reformulações buscaram a excelência no mercado. (...) Neste escopo, entre agosto e setembro a Comissão de Avaliação da Capes reclassificou todos os periódicos no Sistema Qualis, sendo as notas finais divulgadas no último dia 23 de novembro. (...) Ao que diz respeito aos resultados, podemos dizer que nossos periódicos  estão hoje no topo do Sistema Qualis. Estamos ainda processando as informações, mas já é possível dizer que nossas revistas estão entre as melhores do país. (...)”

O IBCCRIM continua com a tarefa da melhoria da classificação da RBCCRIM, contando com a parceria da Editora Revista dos Tribunais, a fim de que consigamos manter o padrão de excelência já alcançado.

Agradecemos a todos aqueles que de alguma maneira colaboraram para que esse resultado fosse alcançado, e esperamos contar com todos para o próximo ano.

(*) Informações obtidas em www.capes.gov.br/avaliacoes/qualis


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040