INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Recomeça treinamento com armas não letais nas UPPs do Rio

Publicado em 01/11/2010

Os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio reiniciaram, no dia 29.10.10, o treinamento de uso de tecnologias não letais no Batalhão de Choque da Polícia Militar, no centro da cidade. As turmas começaram com quatro policiais e, gradativamente, a quantidade de alunos irá aumentar até que todo o efetivo realize o trabalho.

Os comandantes das UPPs também fizeram o treinamento e levarão para as comunidades os kits de armamento não letal. Cada kit contém 18 espargidores com agente pimenta (spray de pimenta), granadas de efeito moral, lacrimogêneo e luz e som, além de munições de borracha.

A Polícia Militar informou que algumas comunidades como Cidade de Deus (Jacarepaguá), Cantagalo/Pavão-Pavãozinho (Copacabana) e Borel (Tijuca) irão receber equipamentos diferenciados, com lançadores que permitem lançar explosivos a 20 m de distância. O equipamento permite a dispersão de tumulto e evita que o policial seja ferido. A PM justifica o uso afirmando que estas unidades têm histórico de tumultos e manifestações.

Segundo o coodenador de relações públicas das UPPs, tenente-coronel Lima Castro, a medida visa melhorar o trabalho da polícia já que não há mais ocorrências envolvendo armas nas comunidades com UPPs.

Fonte: Portal Terra; Correio Brasiliense.

(EAH)


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040