INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Presídio militar Romão Gomes é destaque na imprensa

Publicado em 18/06/2010

Por conta da repercussão do assassinato do motoboy Eduardo Luís Pinheiro dos Santos, o presídio militar Romão Gomes, que fica na Zona Norte de São Paulo, voltou aos noticiários. É interessante notar que dos 189 presos, 170 trabalham, a última tentativa de fuga ocorreu há quase dez anos e não existem rebeliões, de modo que a cadeia possui ISO 9001.

Assim, percebe-se que a cadeia, apesar de abrigar presos por roubo, homicídio e extorsão, é bastante diversa dos cárceres comuns. Já na entrada, os presos são triados por um psicólogo de acordo com sua maturidade criminal, de tal sorte que os internos com mais probabilidade de voltar a cometer delitos ficam distantes daqueles que não tem tal perfil.

Ademais, o percentual de 90% de detentos trabalhando é muito elevado e interessante tanto para a sociedade, que recebe mão-de-obra para atividades como tapeçaria, mecânica, apicultura e suinocultura, e para os presos, tendo em vista a detração de sua pena.


Fonte: Revista Veja São Paulo

Apesar das vantagens citadas, bem como celas mais espaçosas, três boas refeições diárias e espaços para cultos religiosos, também existe um lado rígido, pois as exigências são bem maiores que no caso de uma penitenciária comum. Os presos devem acordar cedo, respeitar a estreita disciplina, cantar hinos em formação quatro vezes por dia e responder tanto de acordo com as disposições do Código Penal quanto ao Código Penal Militar.

(CG)


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040