INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

STJ nega trancamento de inquérito em caso de genocídio

Publicado em 07/04/2010

No dia 16 de março, a Quinta Turma do STJ decidiu, por unanimidade, negar o pedido de trancamento de inquérito contra um fazendeiro do Mato Grosso, envolvido no genocídio dos índios Kawahib.

A etnia Kawahib vive isolada em uma reserva na região de Colniza no Mato Grosso. A entrada de pessoas na comunidade era restringida, de acordo com uma portaria da FUNAI. Contudo, fazendeiros, grileiros e madeireiros não respeitavam essa disposição, ocupando a área da reserva, com o intuito de expulsar ou até mesmo, eliminar os índios.

No caso vertente, trata-se de um fazendeiro, que alega ser legítimo possuidor de áreas fora do perímetro da reserva indígena, que não há provas para a instauração do inquérito, bem como afirma a ilegalidade na criação da reserva Kawahib.

O pedido de trancamento já havia sido negado pelo TRF1 e o min. Relator, Arnaldo Esteves Lima, lembrou que o HC é utilizado excepcionalmente como medida para trancar a ação penal. Ademais, não é instrumento processual adequado para discutir o exame de procedência ou improcedência da acusação.

(CG)


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040