INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Seminário sobre Anencefalia em Brasília

Publicado em 01/04/2010

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Grupo de Estudos sobre o Aborto (GEA) realizarão um seminário sobre a anencefalia em Brasília. A anencefalia consiste em uma má formação no tubo neural que impede o desenvolvimento do cérebro do feto. Após o parto, o bebê anencéfalo sobrevive por algumas horas ou poucos dias. É importante ressaltar que o índice de anencefalia no Brasil é de 1:700 nascidos vivos.

O seminário visa o esclarecimento da questão, tendo em vista a proximidade do julgamento da ADPF nº 54, que foi impetrada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS). Na ADPF discute-se a omissão da lei, concedendo a mulher o direito de escolher entre interromper ou não a gravidez uma vez diagnosticada a anencefalia.

Participarão do evento o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o obstreta e geneticista Thomaz Gollop, o presidente da OAB do Brasil, Ophir Cavalcante, além de outros debatedores, como um casal que enfrentou o problema e conseguiu interromper a gravidez. Deste modo, o seminário trará a visão médica, científica e jurídica do tema.

O evento será realizado dia 27 de maio, das 9h às 18h, no auditório da OAB/DF (SAS Q. 5 – Lote 1 – Bl. M – Brasília, DF).

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no próprio local do evento ou pelo e-mail: gea@medicinafetal.com.br .

(CG)


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040