INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Ministro Cezar Peluso é eleito presidente do STF

Publicado em 11/03/2010

No dia 10 de março de 2010, o ministro Cezar Peluso foi eleito o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Sócio do IBCCRIM e um dos magistrados mais antigos da atual composição, Peluso ocupará o lugar deixado por Gilmar Mendes, que comandou a Suprema Corte no biênio 2007-2009.

Além do presidente, os magistrados também elegeram para vice-presidente o ministro Carlos Ayres Britto. O vice-presidente substitui o presidente nas licenças, ausências e impedimentos eventuais. Em caso de vaga, o vice assume a presidência, até a posse do novo titular. Conforme costume adotado no Excelso Pretório, a cada nova eleição aos cargos de presidente e vice-presidente, os dois ministros mais antigos do Tribunal que ainda não tiverem ocupado os cargos respectivos são os escolhidos para tanto. Em respeito a essa regra, os magistrados foram eleitos para um mandato de dois anos, sendo proibida a reeleição. A solenidade de posse dos novos dirigentes está marcada para o próximo dia 23 de abril.

Assista ao vídeo da eleição


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040