INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Chile: terremoto e saques

Publicado em 12/03/2010

No último dia 27, o Chile sofreu um grave terremoto de 8,8 pontos na escala Richter. Além da perda de mais de 800 pessoas e da destruição em cidades importantes como Concepción e Santiago, problemas nos serviços básicos como luz e água e fornecimento de alimentos, o país agora sofre com a onda de roubos e saques.

Apesar de Michelle Bachelet, presidente do Chile, afirmar que não há crise de abastecimento, mais de 14 mil militares vigiam as cidades mais castigadas com o terremoto e os pequenos tremores e tsunamis subsequentes. Há um toque de recolher entre 18 horas e meio dia, mas devido ao clima de insegurança, os moradores também se organizaram, montaram barricadas e armaram-se, com paus, pedras, facas e espigardas para combater as adversidades.


Militares convocados para evitar saques no Chile, Fotos UOL

Farmácias, mercados e diversas lojas foram saqueadas, até mesmo casas já são alvo dos despojamentos patrimoniais. Os proprietários fazem vigília, na tentativa de proteger o que lhes resta e identificam-se por meio do uso de uma fita branca no braço. Ademais, causa enorme preocupação o fato de que o Exército tem ordem para atirar em qualquer um que desrespeitar o toque de recolher.

Neste sentido, há de se refletir qual o papel do Estado e os limites do Direito Penal ante a tamanha adversidade.

(CG)


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040