INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Reparação para filhos de políticos perseguidos na ditadura

Publicado em 20/01/2010

No dia 13 de janeiro de 2010 foram julgados processos de filhos e netos de perseguidos políticos pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Entre as demandas julgadas, encontravam-se os casos de um dos filhos de Luiz Carlos Prestes, três filhos do ex-governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, além de dois filhos do ex-presidente João Goulart.

A Comissão de Anistia decidiu que os descendentes dos perseguidos políticos, os quais também sofreram com a perseguição em tempos da ditadura no Brasil, deverão receber uma reparação que consiste em uma parcela única de aproximadamente 100 mil reais.

Entre os 16 casos julgados procedentes, existem episódios de crianças que viram seus pais serem assassinados, que foram exiladas em países como Cuba, Estados Unidos e Argentina e União Soviética. Contudo, alguns casos ainda precisam ser apreciados, como o de Carlos Alexandre Azevedo, filho do jornalista Dermi Azevedo, que foi levado ao DOPS aos dois anos de idade e torturado junto com seu pai e sua mãe.

(CG)


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040