INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

Livro debate segurança pública

Publicado em 29/10/2009

Afinal, o que é segurança pública? é a pergunta que dá título à obra e abre o debate apresentado ao longo das páginas escritas pelas advogadas Fernanda Castro Fernandes de Oliveira e Fernanda Emy Matsuda, em parceria com a jornalista Mariângela Graciano.

O livro tem como ponto de partida o debate promovido com estudantes de uma escola pública de São Paulo, que compartilharam com as autoras suas preocupações, opiniões e conceitos sobre segurança pública. Tema que faz parte de suas rotinas e de tantos outros cidadãos, assunto que tira o sono e provoca medo. Medo de sair à noite, medo de deixar os filhos brincarem na rua, mas como perder ou diminuir esses medos? Quais são os direitos e deveres dos cidadãos para que possam ter uma qualidade de vida melhor?

As autoras destrincham esse, que é um dos maiores problemas das sociedades contemporâneas, de maneira esclarecedora e provocativa. Instigando o leitor a encontrar seu lugar na sociedade e a lutar pelo que é seu, por direito.

“Este texto trata do direito à segurança, entendida como segurança pública, ou seja, do esforço a ser feito pelas instituições públicas para que nossa vida e liberdade sejam preservadas e protegidas. Os dilemas, os contornos, os impasses, os desafios da segurança pública no Brasil são aqui apresentados, assim como as possibilidades de mudança, para que tenhamos uma sociedade mais justa para todos”, enfatiza a professora Flávia Inês Schilling em sua apresentação.

O livro faz parte da Coleção Juventudes, projeto da ONG Ação Educativa em parceria com a Editora Global.


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040