INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Notícias

1º Seminário Internacional sobre Justiça Restaurativa ocorrerá no ABC paulista

Publicado em 23/09/2009

Em comemoração aos 40 anos de existência, a UniABC em parceria com a ABMP - Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude e a Secretaria de Reforma do Judiciário realiza o 1º Seminário Internacional de Justiça Restaurativa.

Inédito no país, o evento reunirá especialistas mundiais da área para debater o tema em Santo André e  São Caetano do Sul nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro de 2009. As palestras e ‘workshops’ contarão com tradução simultânea e os inscritos terão direito a certificado de participação.

De maneira simples, a Justiça Restaurativa pode ser definida como um processo de resolução de conflito participativo por meio do qual pessoas afetadas direta e indiretamente pelo conflito (intersubjetivo, disciplinar, correspondente a um ato infracional ou a um crime) se reúnem voluntariamente e de modo previamente ordenado, para juntas - ou por intermediação tecnológica ou de terceiros - e geralmente com a ajuda de um facilitador, estabelecerem pelo diálogo um plano de ação que atenda às necessidades e garanta o direito de todos os afetados, com esclarecimento e atribuição de responsabilidades. As principais questões afetas ao tema serão tratadas no Seminário.

Inscrições e informação pelo site: www.uniabc.br


        


IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040