INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS

     OK
alterar meus dados         
ASSOCIE-SE

Monografia


Monografia nº 05 - O Estado e o Crime Organizado

IBCCRIM 1998

Guaracy Mingardi

Para este trabalho Guaracy utilizou, a experiência junto ao Núcleo de Estudos da Violência, sob a competente direção de Paulo Sérgio Pinheiro, sempre em busca da implementação efetiva do Estado de Direito; a atividade assessora junto ao Deputado Elói Pietá, na CPI do Crime organizado da Assembléia Legislativa, participando da fase de investigação e oitivas dos múltiplos depoimentos ali realizados; o acompanhamento das críticas encampadas pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais à edição de uma pífia lei de repressão ao Crime Organizado que ensejou a realização de concorrida Mesa Redonda, em setembro de 1994, e variados artigos de repulsa, na Revista daquele Instituto, da lavra de renomados autores nacionais e internacionais.

Tal vivência estimulante possibilitou a concreção de sua tese sobre o Crime Organizado para obtenção do título de Doutor em Ciência Política, perante a Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, hoje transformada neste livro sob os auspícios do IBCCRIM.

Na primeira parte o autor aborda os diversos aspectos que envolvem o conceito de Crime Organizado, inserindo no capítulo IV a preocupação com o conúbio Estado/corrupção/organização criminosa, concluindo com uma didática definição de Crime Organizado. O exame das modalidades criminosas, "jogo de bicho" e "tráfico de entorpecentes" e seu entrelaçamento com a organização criminosa empresarial, gerando como conseqüência a denominada "lavagem de dinheiro", se reveste de invulgar interesse pela peregrinação em busca de especialistas da área financeira, na tentativa de compreender seu funcionamento.

As ligações de policiais com as organizações criminosas em São Paulo, assumem contornos de realidade com as apurações que tivemos oportunidade de proceder na Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo, envolvendo uma investigação que atingiu a astronômica cifra de 570 volumes de inquérito policial, apesar de que as estatísticas jamais poderão dar um quadro preciso, em face das cifras "negras" da criminalidade oculta, que não são conhecidas pelo sistema oficial como aponta CANESTRI ("La corrupción política como forma de delincuencia organizada"), ou das "cifras doradas de criminalidade", ressaltadas por VERSELE, que identificam os criminosos que têm o poder político e o exerce impunemente para seu próprio benefício, ou de uma minoria ou ainda que dispõem de um poder econômico que se desenvolve em detrimento do conjunto da sociedade e os situam fora do sistema penal. ("Las cifras doradas de la delincuencia").

Com este livro, em boa hora patrocinado pelo IBCCrim, Guaracy Mingardi traz uma expressiva contribuição, com muito idealismo e coragem, para a compreensão e repressão das denominadas organizações criminosas, colhida em ricas experiências vivenciadas no dia-a-dia do melhor jornalismo investigativo.

Como citar:
MINGARDI, Guaracy. O estado e o crime organizado. São Paulo: IBCCRIM : Complexo Jurídico Damásio de Jesus, 1998. 239 p. (Monografias, 5).

Esta obra encontra-se à disposição dos associados para consulta na Biblioteca do IBCCRIM



IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º Andar - Centro - São Paulo - SP - 01018-010 - (11) 3111-1040